Geral
Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente
Condutores com o transtorno tendem a manter comportamentos de risco
Segunda-feira, 29 Setembro de 2025 - 08:33 | Agência Brasil

Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de ser comumente detectado na infância, o quadro geralmente acompanha a pessoa ao longo de toda a vida e exige cuidados – inclusive quando o paciente decide pegar o volante.
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alerta que pessoas com TDAH têm duas vezes mais chance de se envolver em sinistros de trânsito, conforme atestam estudos internacionais.
Dados da entidade mostram ainda que, no Brasil, a prevalência de TDAH é estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos; em 5,2% dos jovens com idade entre 18 e 44 anos; e em 6,1% das pessoas maiores de 44 anos.
Durante o 16° Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, a médica do tráfego Joan Faber citou estudos que associam o TDAH a comportamentos no trânsito que incluem falta de julgamento, tendência em assumir riscos e busca por emoções.
Além disso, segundo ela, há uma percepção superestimada de competência ao volante, o que faz com que o condutor com TDAH mantenha comportamentos de risco. “A compreensão do quadro e a experiência na direção podem modificar esse risco relativo”, avaliou a médica.
De acordo com Joan, condutores com TDAH apresentam melhor performance quando dirigem por percursos urbanos e com trânsito intenso. Também foi observado que, quando dirigem automóveis com câmbio manual, que demandam mais atenção, a segurança melhora. “Condutores com TDAH têm pior desempenho em longas distâncias, em vias pouco movimentadas, na condução monótona – principalmente quando não medicados”, disse.
Últimas Notícias
- Esportes - 11:54 MS encerra Jogos da Juventude 2025 em 6º lugar no ranking geral
- Literatura - 11:30 Jovem lança seu primeiro livro
- Oportunidade - 11:11 PreviD lança inscrições para estágio em Dourados
- Atenção aos prazos - 10:51 Hospitais têm até amanhã para aderir à nova política hospitalar
- Inovação - 10:33 GCM recebe novos coletes balísticos com foco no reforço da Patrulha Maria da Penha
- Campo Grande - 10:11 Aeródromo Santa Maria, na Capital, terá ampliação de R$ 45,8 milhões
- Modernização - 09:47 Senac Bonito é referência em educação
- Talentos da Cozinha - 09:23 Estudantes aprendem Gastronomia
- Economia - 09:00 'Centro em Ação' será lançado para impulsionar região central da cidade
- Alerta - 08:33 Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente