Geral
Moda autoral ganha destaque no EmpreendeFest 2025
Evento reúne talentos sul-mato-grossenses e transforma o empreendedorismo em vitrine criativa
Quinta-feira, 02 Outubro de 2025 - 13:32 | Redação

Além de palestras e rodadas de negócios, o EmpreendeFest 2025 também se consolida como espaço de valorização da moda autoral sul-mato-grossense. Neste ano, o festival apresenta duas experiências complementares: o Camarim Criativo, instalado no foyer do Bosque Expo, e a Vitrine Viva, no piso 1 (antiga Zara). No Camarim, o público acompanha os bastidores da produção de moda, desde a escolha dos tecidos até os ajustes finais das peças. Já na Vitrine Viva, as criações ganham vida em pessoas reais que circulam pelo evento exibindo o resultado das coleções.
As iniciativas são parte do projeto Inova Moda, do Sebrae/MS, que em 2025 apoiou toda a cadeia produtiva do setor no Estado.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Penélope Herradon, a ação amplia as oportunidades da moda regional. “Este ano expandimos nossa atuação, estamos presentes nos dois dias do evento, para fomentar ainda mais a moda, que cresce expressivamente e gera cada vez mais emprego, renda e oportunidades. Para trazer um toque de inovação, criamos o Camarim Criativo, um backstage aberto em que o público pode acompanhar em tempo real a preparação das modelos – cabelo, maquiagem e produção – antes de realizarem o fashion tour pelo espaço, que termina na Vitrine Viva. O Sebrae apoia não apenas a moda autoral, mas também brechós, varejo, indústrias e confecções, oferecendo soluções para toda a cadeia da moda”, destacou.
Empreendedores em destaque
Um dos empreendedores presentes é Yuri Chaparro, idealizador da marca Porã, que acompanha todas as etapas de produção, da modelagem ao marketing. Ele ressalta que o festival é fundamental para a visibilidade das marcas. “Como atuamos no formato online e não temos loja física, estar aqui permite que o público sinta e experimente as peças. Além disso, é uma oportunidade de valorizar a moda autoral regional, fortalecer contatos e trocar experiências com outras marcas. O apoio do Sebrae tem sido essencial: já participei de três capacitações que contribuíram muito para o desenvolvimento da minha marca”, afirmou.
Já Hígor Euzébio, que trabalha com crochê e assina a marca que leva seu nome, reforça a importância da valorização local. “Minhas peças têm como referência o Pantanal e Campo Grande, porque considero importante trazer esse olhar regional para a moda. Apesar de já ter trajetória em desfiles, ainda é raro ver apresentações voltadas ao crochê, por isso estou empolgado em participar do Camarim Criativo e da Vitrine Viva com criações inéditas. Trabalho com moda há 30 anos e percebo um crescimento expressivo da moda autoral, impulsionado pelo apoio do Sebrae, que tem sido essencial no desenvolvimento da minha marca, que completou um ano recentemente.”
A empreendedora Beatriz do Valle Corregaro, idealizadora da Flor de Luz Biojoias, também celebra a oportunidade. “Criei a Flor de Luz há cerca de três anos e, desde que participei do EmpreendeFest no ano passado como visitante, estabeleci como meta que neste ano estaria aqui expondo. Esse resultado é fruto do meu relacionamento com o Sebrae, que começou há cerca de dois anos. Desde então, tenho participado de workshops e projetos. Posso dizer que estou aqui hoje por causa desse apoio e já coloquei como meta voltar ao EmpreendeFest no próximo ano”, disse.
Moda, consumo consciente e criatividade nos negócios
Além da visibilidade aos empreendedores locais, o Sebrae trouxe o segmento da Moda como destaque logo na abertura da programação. No palco 360º, no pavilhão do Bosque Expo, a figurinista e consultora Karen Brusttolin apresentou a palestra “Encontre seu melhor figurino”. Com trajetória premiada no teatro e na TV, ela integra projetos de moda sustentável e identidade pessoal.
Durante a palestra, Karen destacou a moda como expressão de cultura, identidade e comunicação. “Aprendi que figurino não é só pano ou vestimenta: é comunicação, identidade, cultura. Ele marca épocas e conta histórias”, ressaltou.
Segundo ela, a curiosidade é a principal ferramenta para inovar.
“A criatividade vem da rua: observar o comportamento humano é mais valioso do que copiar celebridades no Instagram. Quando valorizamos nossas raízes, encontramos verdadeiros tesouros para criar diferenciais e novos produtos.”
Karen também defendeu a sustentabilidade e o fortalecimento da cultura local. “Prefiro investir em pessoas a em coisas. Apoiar bordadeiras e artesãs fortalece nossa cultura e gera oportunidades”, disse, reforçando que práticas como moda circular e upcycling ampliam possibilidades criativas e incentivam um novo olhar para o consumo.
Ela ainda enfatizou a importância da moda decolonial como movimento de valorização de saberes locais e ancestralidade. “É preciso parar de olhar apenas para fora e reconhecer o que vivemos aqui. Só assim conseguimos alimentar, de fato, o processo criativo”, concluiu.
EmpreendeFest 2025
Com o tema “Se tá aqui, tá no futuro!”, o EmpreendeFest chega à 3ª edição consolidado como um dos principais encontros de empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Realizado pelo Sebrae/MS, o festival acontece nos dias 1º e 2 de outubro, no Bosque Expo, em Campo Grande, com entrada gratuita.
A programação de 2025 reúne 10 palestrantes nacionais, além de espaços interativos, capacitações, rodadas de negócios e experiências criativas. O evento integra o calendário de outubro em celebração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10) e busca inspiração, aprendizado e conexões que fortalecem os empreendedores.
Mais informações: empreendefest.com.br
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 16:08 Projeto de Lei que garante licença médica a professores temporários
- PMA - 15:58 Filhotes de arara são resgatados após queda de árvore na Capital
- Meio Ambiente - 15:32 MP firma TAC para recuperar áreas incendiadas em fazendas no Pantanal
- Campo Grande - 15:05 MPMS investiga uso ilegal de metanol
- Economia - 14:58 Dívida Pública Federal alcança R$ 8,14 trilhões em agosto
- Direitos Humanos - 14:36 Governo define regras para pensão a filhos de vítimas de feminicídio
- Empreendedores - 14:00 Propósito e liderança: lições de Clóvis de Barros e Zico no EmpreendeFest
- Mercado de Trabalho - 13:50 Campo Grande completa oito meses seguidos com saldo positivo em empregos
- Estilo - 13:32 Moda autoral é destaque no EmpreendeFest 2025
- Meio Ambiente - 13:00 Estatuto do Pantanal reafirma leis estaduais