Geral
MIS exibe “2001: Uma Odisseia no Espaço”, clássico de Stanley Kubrick
Sessão gratuita ocorre no dia 6 de novembro, às 19h, Terá o tradicional café coletivo oferecido aos cinéfilos
Quinta-feira, 06 Novembro de 2025 - 12:12 | Sandra Salvatierre

O projeto Cine Café exibe nesta quinta-feira (6 de novembro), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o clássico “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), dirigido por Stanley Kubrick. A sessão, com entrada franca, será seguida de uma roda de conversa com Kézia Miranda e Lucas Mato Grosso, propondo um diálogo sobre o legado cinematográfico e filosófico da obra.
O Cine Café é um coletivo de cinema que, desde 2016, realiza mostras, debates e eventos no MIS e em outros espaços culturais de Mato Grosso do Sul. O projeto tem como marca o caráter itinerante e colaborativo, buscando democratizar o acesso ao cinema e fomentar a reflexão crítica sobre o audiovisual.
“O Museu da Imagem e do Som sempre foi nosso grande parceiro, que nos valoriza e mantém esse espaço democrático aberto ao público”, destaca Kézia Miranda, diretora do Cine Café.
O filme
Desde a “Aurora do Homem”, um misterioso monolito negro surge interferindo na evolução humana. Milênios depois, no século XXI, uma equipe de astronautas — liderada por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) — é enviada a Júpiter para investigar o mesmo artefato. A bordo da nave Discovery, controlada pelo computador HAL 9000, a missão toma um rumo inesperado quando a inteligência artificial entra em pane e tenta assumir o controle.
Lançado em 1968, “2001: Uma Odisseia no Espaço” revolucionou o cinema com seu realismo científico, inovadores efeitos visuais e narrativa contemplativa. Entre os temas abordados estão a evolução humana, o existencialismo, a inteligência artificial e a busca por vida extraterrestre. A trilha sonora, marcada por obras de Richard Strauss, Johann Strauss II, Aram Khachaturian e György Ligeti, tornou-se uma das mais emblemáticas da história do cinema.
Apesar de sua recepção inicial dividida, o longa é hoje considerado um dos filmes mais influentes de todos os tempos. Recebeu quatro indicações ao Oscar — Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais — vencendo nesta última categoria.
Serviço
A exibição de “2001: Uma Odisseia no Espaço” acontece na quinta-feira (6 de novembro), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro, terceiro andar.
Como de costume, o Cine Café oferece aos participantes café, chá, leite com chocolate e bolachinhas. Para aproveitar o momento de convivência, basta levar sua canequinha. A entrada é gratuita.
Últimas Notícias
- Agronegócios - 13:45 Alface crespa e batata-doce lideram quedas de preço na Ceasa/MS
- Solidariedade - 13:32 Com 23 bebês internados, HU precisa de leite
- Oportunidades - 13:00 Rede Varejista abre 22 vagas temporárias para o fim de ano em MS
- Cinema - 12:12 MIS exibe “2001: Uma Odisseia no Espaço”, clássico de Stanley Kubrick
- Poder Legislativo - 11:58 Câmara promove terceira audiência sobre moradia indígena nesta quinta
- Mercado - 11:39 Bares e restaurantes impulsionam contratações e ajudam a reduzir desemprego
- Grupo Enzo - 11:21 Leapmotor estreia no Brasil com concessionária na Capital pelo Grupo Enzo
- Educação - 11:11 EJA Mulher: Transformando Vidas em Mato Grosso do Sul
- Modernização - 10:55 Corumbá amplia atendimento pediátrico no Pronto-Socorro para até às 23h
- Centro médico - 10:16 Pró-Homem completa um ano em Campo Grande com destaque no cuidado integral à saúde masculina

