Geral
Menor homem do Brasil é de MS e já foi estudado por cientistas de 4 países
Caíque Gonçalves Vidal tem um metro de altura e trabalha como capataz de rodeios
Quarta-feira, 13 Agosto de 2025 - 13:30 | Redação

Caíque Gonçalves Vidal tem 30 anos, um metro de altura e 18 quilos. Natural de Dourados (MS), ele é considerado o menor homem do Brasil e afirma que já foi estudado por cientistas de quatro países. "Nada de errado foi encontrado. Não sou anão e não tenho doença diagnosticada. Sou um homem de um metro de altura e com boa saúde", disse.
Cada vez mais popular nas redes sociais, ele viveu um experiência inédita nesta quarta-feira, dia 13 de Agosto, ao participar ao vivo, pela primeira vez, de um programa de televisão, o Balanço Geral MS, da TVMS Record (canal 11.1). "Fiquei lisonjeado com o convite", enaltece.
Antes de encarar as câmeras, ele falou ao Diário Digital. Caíque mora com os pais em uma fazenda em Deodápolis onde exerce várias tarefas rurais. É um legítimo homem do campo que gosta do que faz. Ninguém mais na família tem baixa estatura. "Tenho um irmão e uma irmã, ambos com média 1,7 metros."

Caíque não tem problemas de saúde e leva uma vida normal. "Fui estudado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que não encontrou nada de errado. Além disso, cientistas de outros países Japão, Bélgica e Estados Unidos também examinaram meu caso. Fui submetido há muitos exames. Uma médica brincou que eu era um caso de polícia. A ciência não encontra nada de diferente das outras pessoas", conta.
Apesar da saúde e alimentação normais, Caíque enfrenta alguns percalços no dia a dia, como para comprar roupas, por exemplo. "A maioria tem que mandar fazer. São roupas de adulto em tamanho mini. Mantenho o estilo country. Na verdade, acaba saindo tudo mais caro, mas já me acostumei com isso", cita.

Popularidade - A popularidade é algo novo para o pequeno homem. Até Maio deste ano, ele vivia sua pacata vida anônima no interior de MS. Morava e trabalhava na fazenda em Deodápolis junto com seus familiares. Até que um dia ao atravessar uma rodovia passou na frente do veículo do empresário de rodeios Edilson Manfré, o Tim Manfré.
Tim e a esposa Suzi Manfré já o conheciam da época que tinham morado em Deodápolis, mas desta vez tiveram uma ideia que mudaria a vida Caíque. "Nós o colocamos como capataz de rodeio em nossa companhia e passamos a divulga-lo nas redes sociais", relata Tim.
Caíque rapidamente virou uma atração na internet e nos rodeios da Companhia Marca 90, de propriedade do casal. "As pessoas ficam muito encantadas", afirma Tim que também é rigoroso quanto à segurança de Caíque. "Tem sempre peões por perto dele", garante.

Orgulhoso de suas origens rurais, o pequeno capataz exerce com prazer as suas funções. "A minha parte é distribuir os bois. Fico dizendo, tira esse, coloca aquele e o pessoal vai fazendo, ou seja, eu organizo a boiada e cuido do bem-estar dos animais", detalha.
Com mais de 90 seguidores no Instagram, Caíque é grato aos seguidores, mas ainda não se empolga com a fama. “Estamos dando um passo de cada vez sempre com a proteção de Deus”, diz o capataz que é católico, mas acredita que Deus seja “universal” independente de religião.
Ás interessadas, a nova estrela está solteira sem namoradas ou compromisso. Ao ser questionado se tem preferência pelo tamanho da companheira, ele recorre a uma brincadeira. "Prefiro as grandes, porque se eu cansar eles me carregam", diverte-se.
Quem ainda não segue Caíque o mini homem, basta acessar a rede social (clique aqui).
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Economia - 15:22 Singapura mira tilápia de MS em meio à sobretaxa dos EUA
- Economia - 15:00 Indústria de MS fecha semestre com criação de 8.966 vagas de emprego em 2025
- Campo Grande - 14:50 Manobra salva bebê de engasgo
- Economia - 14:30 Inflação fecha julho em 0,26%; alimentos caem pela segundo mês seguido
- Patrulhamento - 14:10 Detran de MS cria equipe de patrulheiros motociclistas
- Saúde - 13:50 MS adota aplicação da ‘dose zero’ contra sarampo para proteger bebês
- Popularidade - 13:30 Menor homem do Brasil é de MS
- IBGE - 13:18 Com vagas em MS, IBGE contratará 9.580 temporários para pesquisas
- Educação - 12:19 Inserção no mercado de trabalho tende a melhorar habilidade de leitura
- Investigação - 11:40 Mulher é encontrada morta na Avenida Manoel da Costa Lima