• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Mascote ganha versão digital e bonecos para promover educação ambiental em Corumbá

Iniciativa visa ampliar o engajamento de crianças e comunidade em ações sustentáveis

Sexta-feira, 26 Setembro de 2025 - 16:55 | Redação


Mascote ganha versão digital e bonecos para promover educação ambiental em Corumbá
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Senac, contou com a participação de artesãos locais. Estudantes do curso de Qualificação em Serviço Administrativo, pelo programa Jovem Aprendiz, trabalharam durante quatro meses na produção de materiais didáticos, como quebra-cabeça, tabuleiro, caderno de desenho e marcadores infantis. (Foto: Clóvis Neto|PMC).

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), lançou, na tarde do dia 24 de setembro, uma nova etapa do projeto de educação ambiental simbolizado pela mascote Joca. Criado em concurso estudantil durante a Semana do Meio Ambiente, o personagem ganhou versões em fantoche, boneco de pelúcia e formato digital.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Senac, contou com a participação de artesãos locais. Estudantes do curso de Qualificação em Serviço Administrativo, pelo programa Jovem Aprendiz, trabalharam durante quatro meses na produção de materiais didáticos, como quebra-cabeça, tabuleiro, caderno de desenho e marcadores infantis.

O Joca foi criado pela estudante Bárbara Baggio Danzer, da Escola ENAM, vencedora do concurso. “O papel do Joca é atuar como multiplicador da educação ambiental, em escolas, redes sociais e outros meios, buscando atingir grande parte da população de Corumbá”, destacou Cristina Fleming, diretora-presidente da FMAP.

Além da produção de vídeos educativos, o projeto busca estimular que outras crianças criem personagens relacionados ao Pantanal. Os bonecos em feltro e pelúcia foram confeccionados pela artesã Tatiana Almirón. “O fantoche foi pensado para professores, enquanto o boneco é destinado às crianças, que poderão manuseá-lo livremente”, explicou.

A versão digital, desenvolvida com inteligência artificial, aproximou os jovens da temática ambiental. “Eles tiveram a oportunidade de trabalhar com novas tecnologias e refletir sobre a preservação do Pantanal”, afirmou a professora Silvana do Vale Leone, do Senac.

Entre os participantes estiveram Rafael Francisco Rocha Jalo, 22; Maria Eduarda Oliveira de Arruda, 19; Brenda Soares Santos, 23; Eduarda da Cruz Ferreira, 22; Caio Trajano da Silva, 15; Gabriel Rodrigues Freitas, 20; Rhallyssa Gabriele Oliveira da Silva, 19; Nicoli da Cunha Magalhães, 15; além de Maria Luiza e Gabriela Vitória, sob coordenação de Tuanni Batista de Souza Brandão Mongenot.

O Joca

Realizado durante a Semana do Meio Ambiente de 2025, o Concurso de Desenho para a Nova Mascote da FMAP incentivou criatividade e consciência ambiental. O desenho de Bárbara Baggio Danzer foi escolhido pela comissão julgadora para representar a fundação em ações educativas e institucionais.

A mascote Joca, um jacaré simpático, transmite mensagens sobre conservação e reciclagem. Inspirado no jacaré-do-pantanal, espécie ameaçada de extinção na década de 1980, simboliza superação, proteção da fauna e responsabilidade ambiental. Com carisma e propósito, o Joca reforça que pequenas atitudes, como separar corretamente o lixo, fazem grande diferença para o futuro do Pantanal.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  corumba  pantanal  senac  mascote