Geral
Mandioca é o produto mais comercializado na Ceasa de MS
Ontem, dia 22, foi comemorado o Dia Nacional da Mandioca, produto destacado regionalmente
Sábado, 26 Abril de 2025 - 16:16 | Redação

O produto mais comercializado na Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) dentre os que são cultivados no Estado é a mandioca. Em 2024, foram 6,3 mil toneladas de mandioca comercializadas nas centrais, sendo que desse total, 5,2 mil toneladas foram produzidas em Mato Grosso do Sul, o equivalente a 82,5%.
Onze cidades foram responsáveis por essa produção, com destaque para Sidrolândia (3,4 mil toneladas), Jaraguari (1,2 mil toneladas) e Terenos (438 toneladas).
É de lá que vem a produção do agricultor Sinvaldo Sales, que, semanalmente, se desloca do interior até as centrais para comercializar sua produção no Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar) da Ceasa/MS. "Nós chegamos por volta das 22h até 0h na Ceasa, dependendo do rendimento de cada dia, e às 4h a gente já começa o atendimento", comenta.
Para o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa/MS, Fernando Begena, números tão expressivos comprovam o potencial de Mato Grosso do Sul como um estado produtor de alimentos.
"A cada ano, notamos um maior empenho dos produtores, especialmente da agricultura familiar, em oferecer produtos de qualidade. É um cuidado que começa desde o manejo da terra, o cultivo das mudas até a colheita. Essa comercialização expressiva é um reflexo desse trabalho", comenta.
Preferência nacional
Também conhecida como aipim ou macaxeira, a mandioca é um tubérculo tipicamente brasileiro, base da alimentação de várias comunidades tradicionais e com espaço cativo na gastronomia. Versátil, a mandioca é utilizada em farinhas, bolos, purês ou simplesmente cozida, como acompanhamento. Mato Grosso do Sul também é referência na produção da fécula de mandioca.

Em 2022, o Estado chegou a liderar as exportações do produto no país, registrando o primeiro lugar com 23 mil toneladas e US$ 17 milhões em receita. Em 2023, Mato Grosso do Sul ocupou a segunda posição, conforme a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060