• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas

Capacitação teve como objetivo fortalecer e qualificar a rede de apoio para atuação em situações de emergência

Quinta-feira, 01 Maio de 2025 - 17:15 | Redação


Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
(Foto: Divulgação)

Mais de cem pessoas participaram do Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Defesa Civil, uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS), dos dias 22 a 24 de abril, nas dependências da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (AEMS), foram mais de 100 alunos, sendo 85 de forma presencial e o restante on-line.

A capacitação teve como objetivo fortalecer e qualificar a rede de apoio para atuação em situações de emergência, prevenção e resposta a desastres, tanto para novos voluntários quanto para aqueles já integrados à Defesa Civil. Durante os três dias de curso, os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre temas fundamentais como: Política Nacional de Defesa Civil; Histórico e conceitos da Defesa Civil; Sistema de Comando de Incidentes (SCI); Simulado do SCI; Radiocomunicação; Noções básicas de prevenção de incêndios florestais e Noções básicas de primeiros socorros.

O encerramento do curso, realizado na última quinta-feira (24), foi marcado pelo anúncio de uma importante parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) e a Alfa Treinamentos. Foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas para o Curso de Brigadista de Incêndio, exclusivas para os voluntários participantes.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Três Lagoas, Maria Lucia Castro, a conclusão do curso marca o início de uma nova fase: “Após essa capacitação, vamos iniciar reuniões mensais com os voluntários. Nossos próximos passos incluem a elaboração do Plano de Contingência e a atualização das áreas de risco da cidade”, explicou.

Para a aluna Maria Izabel, que já atua como Bombeiro Civil, a experiência foi extremamente positiva: “Achei a capacitação muito boa, tanto pelo nível de conhecimento dos profissionais envolvidos quanto pelas dinâmicas práticas. A presença do Corpo de Bombeiros, dos tenentes e do coronel trouxe ainda mais credibilidade. Participar desse curso é um sonho realizado para mim, uma oportunidade que fortalece o espírito de solidariedade e de ajuda ao próximo”, declarou emocionada.

SIGA-NOS NO Google News