Geral
Mais de 10 mil devedores já podem limpar protestos em Cartórios de MS
Pessoas físicas e jurídicas que já quitaram suas dívidas permanecem com CPF e CNPJ em débito por não regularizem situação
Quarta-feira, 20 Novembro de 2024 - 08:00 | Redação

O número de pessoas físicas e jurídicas com protestos ativos nos cartórios de Mato Grosso do Sul cresceu 4,3% de janeiro a setembro de 2024, segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (IEPTB/MS). No período, o total de devedores passou de 9.850, em 2023, para 10.274 este ano.
Esse aumento é atribuído à falta de pagamento das taxas de cancelamento, que são necessárias para a retirada dos nomes dos registros de protesto. As taxas, regulamentadas por Lei Estadual, precisam ser quitadas após o devedor receber a carta de anuência do credor. Enquanto isso não é feito, o nome permanece restrito, gerando dificuldades como o acesso limitado a crédito.
Diferenças entre pessoas físicas e jurídicas
O levantamento destaca que 3.161 pessoas físicas quitaram suas dívidas com credores, mas ainda não regularizaram os protestos em 2024, uma redução de 14,45% em relação ao ano anterior, quando 3.695 CPFs estavam nessa situação. Por outro lado, entre pessoas jurídicas, o número de CNPJs aptos a cancelar protestos aumentou 15,56%, passando de 6.151 para 7.113.
Facilidade no cancelamento
O IEPTB/MS tem buscado tornar o processo de cancelamento mais acessível. O pagamento das taxas pode ser feito presencialmente, pelo site www.protestoms.org.br ou via WhatsApp no número (67) 3326-3712. Além disso, há a opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.
O presidente do IEPTB/MS, Julian Gonçalves, reforça a importância de regularizar os protestos para evitar prejuízos. “Sem esse acerto junto aos cartórios de protesto, o CPF ou o CNPJ permanece com restrições, o que traz incontáveis prejuízos ao devedor”, afirma.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital