Geral
Mãe de três crianças presa por tráfico consegue prisão domiciliar
Defensoria Pública ressaltou que o crime não envolveu violência ou grave ameaça e obteve a decisão favorável
Quarta-feira, 29 Janeiro de 2025 - 13:00 | Redação

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu substituir a prisão preventiva por prisão domiciliar para uma assistida, mãe de três crianças menores de 12 anos em Água Clara.
Conforme a defensora pública substituta Raphaela da Silva Nascimento, o pedido foi fundamentado no artigo 318-A do Código de Processo Penal e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que prioriza o melhor interesse das crianças em casos envolvendo mães ou responsáveis legais.
“A assistida foi presa preventivamente por suspeita de tráfico de drogas, mas a Defensoria ressaltou que o crime não envolveu violência ou grave ameaça, nem foi cometido contra seus filhos. Após a prisão, os filhos da assistida, de 7, 5 e 4 anos, foram encaminhados ao Conselho Tutelar e abrigados na Casa Lar de Água Clara”, detalhou a defensora.
Além de reafirmar o direito da mãe à prisão domiciliar, a Defensoria apontou a ausência de antecedentes criminais e os laços afetivos entre a mãe e os filhos como os principais motivos para a decisão.
Decisão Humanizada - A Justiça acolheu o pedido e determinou a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico por 90 dias. A decisão incluiu a restrição de ausência do domicílio sem autorização judicial e enfatizou a prioridade da convivência familiar, conforme disposto no artigo 227 da Constituição Federal.
“O caso reflete um movimento crescente pela aplicação das chamadas ”Regras de Bangkok” e outras normativas internacionais e nacionais que buscam humanizar o sistema penal, priorizando medidas alternativas à prisão em casos que envolvem mulheres gestantes ou mães”, pontua a defensora substituta.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
- Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
- Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
- Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
- Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
- Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
- Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
- Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
- Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
- Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública

