• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Interior

Luzes de satélites no céu causam alvoroço em cidades de MS

Luzes misteriosas levaram moradores a pensar em "seres de outro planeta"

(Foto: Marcos Nunes Viana/Facebook)

A aparição de pontos luminosos no céu de Corumbá e Ladário, na noite de sexta-feira, 30 de outubro, aguçou a imaginação dos moradores. Alguns, assustados, diziam que eram "seres" de outro planeta, segundo o site de notícias local Diário Corumbaense.

Porém, são satélites da Starlink, da empresa SpaceX, que também foram vistos no céu da cidade, no início de setembro. Os satélites puderam ser observados no céu das duas cidades pantaneiras, entre 19h e 19h40.

A SpaceX continua a construção em ritmo acelerado de sua constelação de satélites Starlink, que irá levar acesso à Internet em banda larga, via satélite, a todo o planeta. A empresa lançou em setembro um foguete Falcon 9 com mais 60 satélites, que se juntaram aos outros 640 já em órbita.

De todo modo, ainda há muito trabalho a ser feito. A intenção da SpaceX é oferecer taxas de download superiores a 1 Gb/s (gigabit por segundo) e, ao mesmo tempo, manter a latência abaixo de 20 milissegundos.

Mas esses números só serão alcançados quando a rede Starlink contar com quantidade expressiva de satélites em operação. A FCC, agência americana equivalente à Anatel, autorizou a SpaceX a lançar os satélites.

A previsão é de que sejam lançados mais de 12 mil satélites. Metade desse total deverá entrar em operação no decorrer dos próximos cinco anos.

(Com informações do Diário Corumbaense e SpaceX com Ciência e Espaço)

Veja Também