Geral
Lucas de Lima propõe folga anual para exames preventivos de câncer
Projeto de lei garante folga anual para servidoras públicas, empregadas da iniciativa privada e trabalhadoras domésticas
Quarta-feira, 10 Setembro de 2025 - 13:46 | Redação

Está em tramitação na na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Lucas de Lima (sem partido) que pode fazer a diferença na vida de muitas mulheres. A proposta garante uma folga anual para que servidoras públicas, empregadas da iniciativa privada e trabalhadoras domésticas com mais de 30 anos possam realizar exames de prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero.
De acordo com o deputado, a iniciativa tem um objetivo claro: salvar vidas. O câncer de mama e o de colo do útero estão entre os tipos que mais afetam a população feminina e, apesar da alta taxa de mortalidade, as chances de cura aumentam significativamente quando diagnosticados no início. "É inadmissível que ainda hoje tantas mulheres morram por falta de diagnóstico precoce. Este projeto é um passo para reforçar a prevenção e salvar vidas”, afirmou Lucas de Lima.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram a gravidade da situação. O câncer de mama é responsável por cerca de 49,4 mil novos diagnósticos por ano no Brasil. Já o câncer do colo do útero, embora seja o segundo mais comum entre as mulheres, causa a morte de 230 mil mulheres anualmente em todo o mundo.
A boa notícia é que exames simples, como a mamografia e o Papanicolau, podem detectar essas doenças em estágios iniciais, aumentando a chance de cura para quase 100%. Para Lucas de Lima, garantir um dia de folga é uma forma prática de facilitar o acesso a esse cuidado essencial.
(Fonte: Assessoria de imprensa parlamentar)
Últimas Notícias
- Maracaju - 16:48 Com carreta roubada, homem é preso e dono liberado de cárcere privado
- Economia - 16:32 Governo de MS reforça apoio ao setor varejista do Estado no SuperAmas
- Campo Grande - 16:00 Sebrae/MS leva pequenos negócios à SuperAMAS 2025
- Eleições 2026 - 15:50 Pesquisa dá ampla vantagem a Riedel
- Saúde - 15:30 MS teve 923 mortes por infarto e 450 por AVC em 2025
- Campo Grande - 15:00 'Supermercados são grande frente de desenvolvimento', diz presidente da Fiems
- Saúde - 14:55 Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico
- Gás do povo - 14:32 Saiba como será a retirada de botijões pelo programa Gás do Povo
- PMA - 14:00 Serpente coral altamente venenosa é capturada em área urbana na Capital
- Poder Legislativo - 13:46 Lucas de Lima propõe folga anual para exames preventivos de câncer