Geral
Justiça cassa mandato de vereador
Terça-feira, 26 Março de 2019 - 13:42 | Redação
O vereador mais votado nas eleições municipais de 2016 em Ladário, Eurípedes Zaurizio de Jesus (PTB), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos. O presidente do Legislativo daquela cidade, Daniel Benzi (MDB) foi notificado na última sexta-feira (22) da decisão. O juiz eleitoral, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, determinou que o presidente declarasse a extinção e perda do mandato do parlamentar e deu prazo de cinco dias para que as providências fossem tomadas.
O presidente da Casa baixou resolução comunicando o plenário sobre a perda dos direitos políticos e do mandato de Eurípedes e convocou o suplente, Rodolfo Bonifácio da Costa Ramos (PTB), que assumiu o cargo em sessão ordinária realizada na segunda-feira (25).
Em janeiro de 2017, Eurípedes Zaurizio, foi preso pela Polícia Federal que realizou investigações que apontaram que ele comandava um esquema de agiotagem que explorava pessoas de baixa renda, em clara vulnerabilidade econômica e social e muitos deles eram beneficiários do programa Bolsa Família.
A Operação Anatocismus foi deflagrada no dia 24 de janeiro daquele ano, pela PF de Corumbá. Mas, a apuração começou logo após a eleição de 02 de outubro de 2016, com o foco de reprimir crimes durante eleições, os agentes federais encontraram na casa do vereador, então candidato, listas com nomes de diversas pessoas que, supostamente seriam beneficiários e também contas de luz e água em nome de terceiros. As investigações duraram três meses e apontaram ainda omissões e lançamentos de informações falsas na prestação de contas do então candidato à Câmara Municipal de Ladário.
A reportagem tentou contato com Eurípedes Zaurizio, mas não conseguiu localizá-lo. Na eleição municipal passada, ele obteve 365 votos.
(Informações do Diário Corumbaense)
Últimas Notícias
- Solidariedade - 14:42 Hemosul sofre queda drástica de doações
- Economia - 14:32 Lira amplia redução parcial de IR para quem ganha até R$ 7.350
- Charge - 14:27 Superando os casos de 2024, vacinação contra raiva começa em agosto na Capital
- Campo Grande - 14:12 Defensoria consegue anular prisão por pensão após recalculo de dívida
- Polícia Federal - 13:45 Trio preso com mais de 1 tonelada de cocaína
- Oportunidades - 13:30 Feira de Empregabilidade oferece mais de 4 mil vagas na Capital
- Poder Judiciário - 13:00 Mutirão Pena Justa revisa mais de sete mil processos em MS
- Poder Judiciário - 12:18 TJMS firma termo inédito para regularização fundiária em áreas da União
- Solidariedade - 11:36 Criada em MS, plataforma social sobrevive de parcerias e não cobra taxas
- Vagas - 11:19 CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos