• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Judiciário de MS lança projeto de educação financeira para estudantes

Jovens serão orientados sobre uso consciente do dinheiro, prevenção de dívidas, controle de gastos e direitos do consumidor

Quarta-feira, 28 Maio de 2025 - 08:00 | Redação


Judiciário de MS lança projeto de educação financeira para estudantes
(Foto: Reprodução)
Visando preparar os jovens para melhor gerenciar seus gastos financeiros e evitar futuros cidadãos superendividados, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), lançou nesta terça-feira, dia 27 de maio, no Salão Pantanal do TJ, o projeto “Educação Financeira no Ensino Médio: Prevenção ao Superendividamento”, uma iniciativa voltada à formação cidadã e ao fortalecimento da economia familiar.
 
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou que o Judiciário sul-mato-grossense está ciente do grave problema do superendividamento enfrentado pela população do país, motivo pelo qual o Judiciário e o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) têm desenvolvido ações para fomentar a prevenção ao superendividamento.
 
O juiz Albino Coimbra Neto, idealizador de diversas ações do TJMS com impacto direto na sociedade, explica que o projeto de educação financeira para os estudantes do Ensino Médio surgiu em decorrência de outras iniciativas que o Judiciário já realiza em parceria com as escolas públicas estaduais, como as reformas de escolas por presos do regime semiaberto e a doação de alimentos produzidos pelos detentos.
 
A partir dessa proximidade com as escolas públicas estaduais, o magistrado acionou a equipe do Nupemec para desenvolver a iniciativa voltada à educação financeira dos alunos. O projeto será implementado diretamente nas escolas da rede pública, com foco nos estudantes do Ensino Médio. Por meio de palestras, oficinas e atividades educativas, os jovens serão orientados sobre temas como uso consciente do dinheiro, prevenção de dívidas, controle de gastos e direitos do consumidor.
Judiciário de MS lança projeto de educação financeira para estudantes
(Foto: Divulgação/TJMS)
 
A proposta tem como base a ideia de que a educação financeira é uma ferramenta essencial para o exercício da cidadania e que, ao ser adquirida na juventude, pode contribuir para decisões financeiras mais responsáveis ao longo da vida. Além de preparar os alunos para o futuro, a iniciativa também busca promover uma cultura de consumo mais consciente e combater o superendividamento — um problema que afeta milhões de brasileiros e impacta diretamente a estabilidade das famílias.
 
No encerramento do evento, que também marcou o lançamento da plataforma para mediação de vagas na rede municipal de educação em Campo Grande, o coordenador do Nupemec e da Justiça Restaurativa, desembargador José Ale Ahmad Netto, parabenizou o pronto atendimento da equipe do Nupemec no desenvolvimento de ambos os projetos, que atendem às necessidades imediatas da população e evitam que, futuramente, novas ações sejam distribuídas ao Judiciário

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  educacao  tjms  estudantes  financeira