Geral
Judiciário de MS lança projeto de educação financeira para estudantes
Jovens serão orientados sobre uso consciente do dinheiro, prevenção de dívidas, controle de gastos e direitos do consumidor
Quarta-feira, 28 Maio de 2025 - 08:00 | Redação

Visando preparar os jovens para melhor gerenciar seus gastos financeiros e evitar futuros cidadãos superendividados, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), lançou nesta terça-feira, dia 27 de maio, no Salão Pantanal do TJ, o projeto “Educação Financeira no Ensino Médio: Prevenção ao Superendividamento”, uma iniciativa voltada à formação cidadã e ao fortalecimento da economia familiar.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou que o Judiciário sul-mato-grossense está ciente do grave problema do superendividamento enfrentado pela população do país, motivo pelo qual o Judiciário e o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) têm desenvolvido ações para fomentar a prevenção ao superendividamento.
O juiz Albino Coimbra Neto, idealizador de diversas ações do TJMS com impacto direto na sociedade, explica que o projeto de educação financeira para os estudantes do Ensino Médio surgiu em decorrência de outras iniciativas que o Judiciário já realiza em parceria com as escolas públicas estaduais, como as reformas de escolas por presos do regime semiaberto e a doação de alimentos produzidos pelos detentos.
A partir dessa proximidade com as escolas públicas estaduais, o magistrado acionou a equipe do Nupemec para desenvolver a iniciativa voltada à educação financeira dos alunos. O projeto será implementado diretamente nas escolas da rede pública, com foco nos estudantes do Ensino Médio. Por meio de palestras, oficinas e atividades educativas, os jovens serão orientados sobre temas como uso consciente do dinheiro, prevenção de dívidas, controle de gastos e direitos do consumidor.

A proposta tem como base a ideia de que a educação financeira é uma ferramenta essencial para o exercício da cidadania e que, ao ser adquirida na juventude, pode contribuir para decisões financeiras mais responsáveis ao longo da vida. Além de preparar os alunos para o futuro, a iniciativa também busca promover uma cultura de consumo mais consciente e combater o superendividamento — um problema que afeta milhões de brasileiros e impacta diretamente a estabilidade das famílias.
No encerramento do evento, que também marcou o lançamento da plataforma para mediação de vagas na rede municipal de educação em Campo Grande, o coordenador do Nupemec e da Justiça Restaurativa, desembargador José Ale Ahmad Netto, parabenizou o pronto atendimento da equipe do Nupemec no desenvolvimento de ambos os projetos, que atendem às necessidades imediatas da população e evitam que, futuramente, novas ações sejam distribuídas ao Judiciário
Últimas Notícias
- Operação Iluminar – RU Lagoa - 16:50 Quatro são presos acusados de "gato" em Campo Grande
- Campo Grande - 16:26 Ação desocupa quatro imóveis no Centro
- Ladário - 16:08 Homem instala armadilha com tela energizada e mata 3 cães
- Tentativa de feminicídio - 15:47 Mulher é baleada pelo marido
- Polícia - 15:35 Carro abandonado com 550 pacotes de cigarro ilegal é apreendido
- Atenção ao prazo - 15:10 Com mais de 245 mil contribuintes em atraso, última parcela do IPVA vence nesta sexta
- Primeira noite de frio - 14:50 Mais de 50 moradores em situação de rua procuraram acolhimento no Parque Ayrton Senna
- Previsão do tempo - 14:30 Defesa Civil emite alerta de geada para Campo Grande nesta sexta-feira (30)
- Economia - 14:00 Lojas do Pátio venderão produtos com redução de impostos
- Operação RENOE - 13:50 Choque apreende mais de 30 kg de maconha e 1 kg de cocaína em MS