Geral
Jornalista de MS cria aplicativo para verificar fake news
'Notícia Verificada' é uma forma prática de comprovar informações falsas e verídicas para a população
Segunda-feira, 11 Abril de 2022 - 15:00 | Isabela Duarte

Lançado simbolicamente no dia 1º de Abril, conhecido como "dia da mentira", o aplicativo Notícia Verificada tem o objetivo de averiguar as notícias do Estado, atribuindo um selo de "falsa" ou "verdadeira", tudo para tornar mais seguro o acesso à informação.
Disponível para Android e IOS, programa foi desenvolvido pela jornalista sul-mato-grossense, Thayara Barboza, de 34 anos. Assessora de comunicação há 13 anos, ela estava desgastada da profissão e com a pandemia, teve um novo olhar para o jornalismo.
"A Pandemia trouxe muita desinformação, era uma falação sobre tudo e isso mexeu comigo, pensei: 'Preciso de outra forma de comunicação' e aí comecei a pesquisar muito sobre fake news", conta Thayara.

Desafios - ela enxergou um "lugar de escape" para sua rotina e, apesar de nunca ter imaginado trabalhar com a temática, montou o projeto inicial em três semanas, com o incentivo de alguns amigos.
"Pensei que um aplicativo seria mais ousado de fazer e mais fácil para o usuário. Mas uma coisa é ter uma ideia, outra é aplicar", afirma com humor a jornalista.
Até o aplicativo chegar às plataformas, foram muitos desafios e muitas etapas de processamento. Depois de desenvolvido, passou por uma fase de teste de julho a dezembro de 2021, e neste mês, veio para ficar e facilitar o repasse de informações no MS.
"Foi um processo super criterioso, já tinha quase desistido até que um dia estava na minha casa e recebi uma ligação do suporte dos Estados Unidos para confirmar meus dados. Foram mais de duas horas de ligação", diz Thayara, feliz por estar trazendo a criação ao público.

Futuro - Com o lançamento do aplicativo, Thayara diz que enfrentou ataques contra o projeto nas redes sociais já na primeira publicação, que alcançou 15 mil pessoas.
Mas apesar disso, ela está confiante. Em uma semana, 164 pessoas se cadastraram no Notícia Verificada e esses números animam ela e mais duas jornalistas que trabalham para verificar as informações enviadas pelos usuários.
"O aplicativo veio como um presente. Agora eu preciso estar renovada para aguentar o que eu coloquei no ar. Mas é um respiro", afirma a profissional.

Como funciona - após baixar o aplicativo em Android ou IOS, de forma gratuita, ou acessar o site, basta criar um usuário e começar a utilizar.
Para enviar uma notícia, clique no botão de adicionar, insira o link da matéria lida e as informações. Em "comentário opcional", o usuário também pode escrever qual parágrafo gostaria de verificar e mais detalhes.
Depois, é só cadastrar a notícia em uma hashtag, pois assim, cada vez que a publicação receber uma atualização, será enviada uma notificação para o celular.
A resposta, que pode ser verdadeira, falsa ou indeterminada (caso não haja informações que comprovem sua origem), é devolvida em até 24 horas. Cada notícia vem também com uma resenha que aponta o motivo, fontes e os dados que a tornam verdadeira ou falsa.
Cadastro Notícias Adicionar matéria
"O aplicativo não é para combater fake news, o objetivo é fazer com que as pessoas que publicam fake news sejam expostas", afirma Thayara.
"Seguimos a diretriz europeia de 'autocontrole da publicidade', assim a partir do momento que as pessoas públicas se comprometem publicamente a serem verificadas pelo aplicativo, a gente aponta quem está falando a verdade e quem está mentindo", completa.
A jornalista também afirma que o projeto deseja ajudar os profissionais da comunicação, constantemente atacados por populares que se manifestam contra a imprensa.
Últimas Notícias
- Fatalidade - 18:40 Dois mortos após veículo cair em ribanceira
- Movimento - 18:12 Grupo de dança vogue ocupa a UFMS com arte, resistência e glamour
- Foragido preso - 17:50 Condenado por homicídio em 2017 é preso na capital
- Bairro Monte Alegre - 17:37 Cigarros ilegais são apreendidos em depósito em Campo Grande
- Ação Conjunta - 17:00 Em área de mata, 1,3 tonelada de maconha são encontradas em Naviraí
- Cultura - 16:44 Homenagem à Helena Meirelles com medalha e diploma se torna permanente
- Comunidade - 16:22 Aquarius pede socorro, mas não é ouvido
- Campo Grande - 16:02 Condenado por estuprar duas irmãs é preso na Capital
- Violência Doméstica - 15:54 Neto agride avó e é preso bebendo em um bar em Paraíso das Águas
- Meio Ambiente - 15:35 Companhia Energética irá restaurar 460 hectares de mata nativa em MS