Geral
Inscrições para oficina sobre o riso estão abertas até domingo
Quarta-feira, 06 Fevereiro de 2019 - 16:17 | Redação
O riso pode estar presente no medo, no caos, no horror, no humor, no grotesco, no sublime e na loucura. Para investigar e descobrir os mecanismos no riso e do cômico será ministrada em Campo Grande o curso “Linguagens do Bufão”, ministrado pela atriz, diretora e pesquisadora Joice Aglae Brondani.
A oficina é uma ação do projeto “Bufões”, da Cia. Transborda, contemplado com recursos do Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), oriundos da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Ela é voltada para atores e bailarinos com experiência e proporcionará aos integrantes investigar os mecanismos do riso em suas múltiplas facetas, trabalhar o corpo grotesco, desenvolver as linguagens utilizadas pelo bufão, descobrir uma nova possibilidade física e discurso na construção do corpo e da voz.
Durante a oficina os participantes serão conduzidos através de experiências físicas à busca da carnavalização, da alegoria, da chacota, do escárnio, da ironia, da festa, do humor, da histeria, do terror e da crueldade, pois, segundo a pesquisa de Joice, o riso tem sua faceta cruel quando direcionado à exposição de um alvo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email [email protected] até o dia 10 de fevereiro. Os interessados devem enviar um breve currículo com seus trabalhos e uma carta de intenção. A oficina será nos dias 14 e 15 de fevereiro e os alunos que forem fazer a oficina devem utilizar roupas confortáveis e maleáveis, como as para a prática de esportes ou dança.
Ministrante - Joice é atriz e diretora, formada em Direção Teatral pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), em 2000 e, desde então, desenvolve pesquisa acadêmica voltada para a comicidade.
Atualmente é pós-doutora pelos programas de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e Artes da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Também é professora adjunta da Escola de Teatro da UFBA. Ela fundou a Cia Buffa de Teatro, onde é atriz e diretora e desenvolve pesquisa e trabalhos com a linguagem do bufão. Confira o currículo completo de Joice através do link http://lattes.cnpq.br/9851878324360914.
Os métodos utilizados no curso são baseados em estudos da própria ministrante, desenvolvidos durante seus anos de formação em Máscara (clown, commedia dell’arte e bufão), com conceitos baseados em diversos autores, como George Minois, Léo Bassi, Dario Fo e George Balandier.
Cia. Transborda - A Cia. Transborda é uma companhia de pesquisa e criação teatral idealizada pela atriz Tauanne Gazoso, que busca criar conexões com outras linguagens da cena.
Durante a oficina será iniciado o processo de criação e montagem do espetáculo da companhia, que terá direção e dramaturgia de Joice Aglae e no elenco atuam a idealizadora do grupo, Taunne Gazoso e Jorge de Barros (ator convidado). O espetáculo tem previsão de estrear no final do semestre.
Serviço - O Teatral Grupo de Risco fica na rua José Antônio, 2170, Jardim dos Estados. As inscrições são gratuitas.
Últimas Notícias
- Arte - 18:02 Espetáculo ‘Peça Única’ será apresentado em Campo Grande
- Tragédia - 17:23 Colisão fatal matou pai e duas filhas
- Colisão fatal - 17:07 Motociclista morre em acidente na MS-141, em Ivinhema
- Acidente - 16:50 Colisão mata três na BR-163
- Infraestrutura - 16:19 Concessionária Caminhos da Celulose inicia revitalização em duas pontes
- Record TV - 15:55 Conheça Iras, personagem de Ingrid Conte, considerada estratégica em Ben-Hur
- Polícia - 15:00 Sequestro encomendado pelo ex-marido termina com quatro prisões
- Sustentabilidade - 14:50 Com foco em energia renovável, bioenergia impulsiona a economia de MS
- Economia - 14:20 Balança comercial tem superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto
- Clima - 13:50 Defesa Civil emite alerta amarelo para risco de tempestades

