Geral
Inscrições para oficina sobre o riso estão abertas até domingo
Quarta-feira, 06 Fevereiro de 2019 - 16:17 | Redação
O riso pode estar presente no medo, no caos, no horror, no humor, no grotesco, no sublime e na loucura. Para investigar e descobrir os mecanismos no riso e do cômico será ministrada em Campo Grande o curso “Linguagens do Bufão”, ministrado pela atriz, diretora e pesquisadora Joice Aglae Brondani.
A oficina é uma ação do projeto “Bufões”, da Cia. Transborda, contemplado com recursos do Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), oriundos da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Ela é voltada para atores e bailarinos com experiência e proporcionará aos integrantes investigar os mecanismos do riso em suas múltiplas facetas, trabalhar o corpo grotesco, desenvolver as linguagens utilizadas pelo bufão, descobrir uma nova possibilidade física e discurso na construção do corpo e da voz.
Durante a oficina os participantes serão conduzidos através de experiências físicas à busca da carnavalização, da alegoria, da chacota, do escárnio, da ironia, da festa, do humor, da histeria, do terror e da crueldade, pois, segundo a pesquisa de Joice, o riso tem sua faceta cruel quando direcionado à exposição de um alvo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email [email protected] até o dia 10 de fevereiro. Os interessados devem enviar um breve currículo com seus trabalhos e uma carta de intenção. A oficina será nos dias 14 e 15 de fevereiro e os alunos que forem fazer a oficina devem utilizar roupas confortáveis e maleáveis, como as para a prática de esportes ou dança.
Ministrante - Joice é atriz e diretora, formada em Direção Teatral pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), em 2000 e, desde então, desenvolve pesquisa acadêmica voltada para a comicidade.
Atualmente é pós-doutora pelos programas de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e Artes da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Também é professora adjunta da Escola de Teatro da UFBA. Ela fundou a Cia Buffa de Teatro, onde é atriz e diretora e desenvolve pesquisa e trabalhos com a linguagem do bufão. Confira o currículo completo de Joice através do link http://lattes.cnpq.br/9851878324360914.
Os métodos utilizados no curso são baseados em estudos da própria ministrante, desenvolvidos durante seus anos de formação em Máscara (clown, commedia dell’arte e bufão), com conceitos baseados em diversos autores, como George Minois, Léo Bassi, Dario Fo e George Balandier.
Cia. Transborda - A Cia. Transborda é uma companhia de pesquisa e criação teatral idealizada pela atriz Tauanne Gazoso, que busca criar conexões com outras linguagens da cena.
Durante a oficina será iniciado o processo de criação e montagem do espetáculo da companhia, que terá direção e dramaturgia de Joice Aglae e no elenco atuam a idealizadora do grupo, Taunne Gazoso e Jorge de Barros (ator convidado). O espetáculo tem previsão de estrear no final do semestre.
Serviço - O Teatral Grupo de Risco fica na rua José Antônio, 2170, Jardim dos Estados. As inscrições são gratuitas.
Últimas Notícias
- Tecnologias - 19:02 Governo e Fundect levam 500 bolsistas à maior feira científica do Estado
- Estelionato - 18:50 Casal perde mais de R$ 6,2 mil em golpe aplicado por falsa juíza
- Fatalidade - 18:36 Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco
- Rondas de bairro - 18:00 Polícia Militar apreende autor de tráfico de drogas em Brasilândia
- Justiça - 17:48 Pequenas cobranças indevidas não configuram dano moral, reafirma TJMS
- Aprovação - 17:32 Doentes renais crônicos são reconhecidos como pessoas com deficiência em MS
- Tráfico - 17:00 Homem é preso por tráfico em Sonora após abordagem da Polícia Militar
- Empregos - 16:40 Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão
- Rio Brilhante - 16:32 Ossada encontrada em canavial em outubro de 2024 é identificada
- Corumbá - 16:00 Adolescente é vítima de importunação sexual dentro de ônibus em Corumbá