Geral
Imasul faz transferência de aves pantaneiras resgatadas para zoológico de SP
As aves, sem possibilidade de retornar a natureza, continuarão em tratamento no zoologico de Itatiba (SP)
Quarta-feira, 04 Dezembro de 2024 - 08:20 | Emanuely Lobo

Nesta terça-feira foram transferidos dois filhotes de tuiuiú (Jabiru mycteria), ave símbolo do Pantanal, além de três corujas sendo duas da espécie jacurutu (Bubo virginianus) e uma coruja preta (Strix huhula) para o zoológico de Itatiba (SP) pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), tendo como objetivo, garantir o bem estar dos animais.
Alto e Pantanal, nome escolhido para os filhotes de tuiuiú foram resgatados com ferimentos nas asas, impossibilitando o retorno a natureza. Junto com eles foi resgatado o irmão Vegas que segue em tratamento no Mato Grosso do Sul e estará sendo preparado para voltar a natureza.
O transporte foi realizado em uma van equipada com sistema de controle de temperatura, garantindo as condições ideais para o bem-estar das aves durante o deslocamento.
História de resgate
Os filhotes foram resgatados após alerta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região de Miranda. O primeiro filhote foi encontrado no acostamento de uma estrada sem condições de voo.
Foi acionada a Polícia Militar Ambiental (PMA) que percorreu cerca de oito quilômetros para capturar a ave. Mesmo não apresentando fraturas, a ausência de penas nas asas a impedia de voar.
Resgatados, os dois foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e, mais tarde, ao Hospital Ayty, onde receberam cuidados especializados.
Recuperação e cuidados especializados
Visando garantir o bem-estar dos animais os cuidados iniciais foram essenciais para a recuperação das aves "Quando não é possível a reintrodução ao habitat natural, buscamos alternativas que respeitem sua dignidade e bem-estar", explicou Aline Duarte, coordenadora técnica do Hospital Ayty.
Com uma boa estrutura, o hospital equipado com tecnologia de ponta conseguiu garantir a recuperação dos animais, o que foi crucial no tratamento dos mesmos.
Parceria entre instituições
A transferência dos filhotes faz parte de uma parceria entre o Imasul e o Zoológico de Itatiba, que acolhe animais impossibilitados de retornar à natureza.
No novo ambiente, Alto e Pantanal terão acesso a cuidados especializados e instalações adaptadas às suas necessidades.
Compromisso com a conservação
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou a relevância de iniciativas como essa. “A preservação da fauna pantaneira é uma prioridade. Cada ação de resgate e cuidado é uma vitória para o equilíbrio do ecossistema, especialmente em um momento de tantos desafios ambientais”, declarou.
O Imasul reafirma seu compromisso com a proteção da biodiversidade e a conscientização ambiental, ao mesmo tempo em que celebra mais um esforço bem-sucedido para garantir a sobrevivência e a qualidade de vida de espécies emblemáticas do Pantanal.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:05 Plano de fiscalização e limpeza em Campo Grande
- Mães - 17:30 Projeto cria programa de incentivo ao emprego para mães atípicas em Mato Grosso do Sul
- Transformação - 17:00 Cotas raciais da Uerj completam 22 anos com histórias de mobilidade e reinvenção social
- Economia - 16:30 Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
- Assistência - 16:00 Equipe do Seas garante apoio e passagens a família assaltada durante viagem pela América do Sul
- Ascensão - 15:30 Em uma década, 60,7% dos beneficiários deixam o Bolsa Família e indicam avanço social
- Economia - 15:00 Endividamento cresce em Campo Grande e atinge 66,7% das famílias em novembro
- Infraestrutura - 14:30 Pavimentação da MS-040 entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia avança
- Saúde - 14:00 Boletim aponta 8.372 casos confirmados de dengue e 18 mortes em Mato Grosso do Sul
- Professores - 13:30 Divulgado ensalamento para seleção de professores temporários em Corumbá

