Geral
Hospital vai oferecer exames gratuitos de próstata em Campo Grande
Hospital de Câncer Alfredo Abrão vai oferecer 100 exames por dia para homens no mês de novembro
Quinta-feira, 04 Novembro de 2021 - 09:19 | Thays Schneider

Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata que é mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para falar mais sobre o assunto, o médico urologista do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Marcelo Vilela participou, nesta quinta-feira (04), do programa Noticidade Primeira Edição da Rário Cidade FM 97.
Em Campo Grande, o hospital Alfredo Abrão vai realizar 100 exames de sangue por dia em homens a partir de segunda-feira (8). O exame é indicado para homens partir de 45 anos, com fatores de risco, e a partir de 50 anos, sem fatores de risco.
"A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal", explicou Marcelo Vilela.
Segundo o urologista, ainda existe preconceito por conta do exame. " Por meio de campanhas realizadas anualmente, o tabu em relação ao câncer de próstata tem ficado para trás, mas devemos avançar cada dia mais. O exame é fundamental para para um diagnostico precoce com grandes chances de cura", disse.
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão fica localizado na Rua Marechal Rondon no centro de Campo Grande.
Últimas Notícias
- Polícia - 18:55 Mais de 3 toneladas de maconha são apreendidas em Eldorado
- Polícia - 18:40 Sete paraguaios resgatados em MS
- Dourados - 18:15 Agressor descumpre protetiva, agride ex-mulher e acaba preso
- Fátima do Sul - 17:55 Preso em menos de 12 horas após crime por tentativa de homicídio
- Polícia - 17:36 Com placas de carro, homem é preso com mais de 420 kg de maconha
- Pantanal Tech MS 2025 - 17:10 Governo e UEMS fomentam desenvolvimento com inovação e sustentabilidade
- Bem-Estar - 16:53 Circuito Movimenta CG leva saúde e bem-estar ao Parque Sóter
- Economia - 16:39 Dólar atinge menor valor em oito meses com conversa de Trump e Jinping
- Saúde - 16:16 Brasil reduz transmissão do HIV vertical e pede certificado da Opas
- Maracaju - 15:50 Quase 1 tonelada de maconha é apreendida em veículo abandonado