Economia
Simone Tebet defende revisão de gastos e de isenções fiscais
Para ministra, rever gastos é cuidar bem do dinheiro público e deve ser uma responsabilidade compartilhada
Terça-feira, 19 Agosto de 2025 - 15:32 | Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou nesta terça-feira (19) de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. No encontro com os senadores, ela defendeu que a revisão de gastos não deve ser vista como algo “nefasto”. Para Tebet, rever gastos é cuidar bem do dinheiro público e deve ser uma responsabilidade compartilhada. 

“Está na hora da gente tirar esse tabu de falar de spending review, revisão de gastos, como se fosse alguma coisa nefasta. Ao contrário. A gente tem que gastar bem o pouco recurso que a gente tem. Então falar em revisão de gastos, é falar de cuidar bem do dinheiro do povo brasileiro”, afirmou.
Na audiência, Tebet falou ainda sobre a necessidade de revisão dos gastos tributários provenientes de isenções e renúncias fiscais. De acordo com o governo, essas isenções ultrapassam meio trilhão de reais e comprometem as contas públicas.
Segundo Tebet, um corte linear de 10% nos subsídios fiscais seria apenas um ponto de partida e não de chegada. E que, a partir do ano que vem, será preciso aprofundar a revisão das despesas.
“Alguns falam em algo como um corte de 10% linear. Eu quero já dizer que isso seria um ponto de partida, não de chegada, isso é absolutamente insuficiente. Não é justiça tributária, mas é o que temos. Então, dá para ser um ponto de partida relevante, mas é preciso depois se debruçar nos números a partir de 2026”, apontou.
A ministra ainda garantiu que o orçamento 2026 será entregue até o dia 31 de agosto, dentro do prazo legal. Ela afirmou também que a meta fiscal prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias será mantida
Últimas Notícias
- Professores - 13:30 Divulgado ensalamento para seleção de professores temporários em Corumbá
- Tecnologia - 13:00 Governo e Google firmam pacto para impulsionar transformação digital e elevar eficiência pública em MS
- Marco - 12:17 Defensoria de MS assume presidência nacional de corregedores pela 1ª vez
- Eleições 2026 - 11:50 TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
- Tecnologia - 11:30 Seis formas de impulsionar empresas em 2026 com IA e novas tecnologias
- Saúde - 11:04 Prefeitura realiza internação involuntária para proteger cidadão em situação de rua
- Nacional - 10:50 Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026
- Reconhecimento - 10:31 Tribunal de Justiça de MS conquista Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
- Jusriça - 10:00 Defensoria garante que mulher deixe de ser acusada por suposto aborto
- Cultura - 09:36 'Transformadas': Coletânea de superação chega à Capital com noite de autógrafos

