Geral
Hospital Regional conquista ‘alta conformidade’ em segurança do paciente
Com obejtivo de promover o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde
Terça-feira, 02 Janeiro de 2024 - 08:35 | Gabriel Telê Santana
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) conquistou ‘alta conformidade’ em relação às práticas de segurança do paciente, alcançando índice de 71% após análise de 21 indicadores de estrutura e processo.
Anualmente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promove, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente, a “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva.
A iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
A avaliação deste ano - realizada pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) - foi feita com base em dados de 2022 concedendo três níveis de classificação: alta, média e baixa conformidade.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional, Roberta Alves Higa, explica que a construção compartilhada dos documentos comprobatórios das boas práticas engloba o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde, Farmácia Hospitalar da instituição e demais parceiros gestores e assistenciais de diversos setores do hospital.
“A classificação mostra o resultado do trabalho de uma equipe que busca melhorar a qualidade da assistência e o comprometimento do hospital em seguir as melhores práticas e para assegurar a segurança dos pacientes”, concluiu.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:34 Entidade que promove inclusão social pode se tornar de utilidade pública
- Consumidor - 18:13 Procon divulga primeira pesquisa de produtos da Ceia de Natal 2024
- Investigação - 17:54 Corpo em estado de decomposição é encontrado em telhado de obra
- Saúde - 17:32 Cidades de MS recebem 20 mil doses de vacina contra Covid-19
- Oportunidades - 17:20 IFMS divulga resultado do Exame de Seleção 2025
- Investigação - 17:00 Polícia prende dupla suspeita de roubo em Dourados
- Campo Grande - 16:50 Agiota ameaça jovem: 'Vou mandar pessoas atrás de você'
- Saúde - 16:39 TJMS valida notificação eletrônica para cadastro de inadimplentes
- Saúde - 16:18 Projeto A Casa 60 ajuda pacientes a perderem peso com saúde
- Incêndio - 16:13 Cabine de caminhão é destruída ao pegar fogo na BR-376