• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Meio Ambiente

Grupo de amigos se une e retira duas toneladas de lixo do rio Paraguai

Foram encontrados peças de roupas e brinquedos e até mesmo garrafas de champagne e whisky

Grupo realizou a ação ontem (8), Foto Diário Corumbaense

Ontem (8), foi um dia de muito trabalho para um grupo de 13 amigos, que integram a “Equipe Selva” que surgiu através do grupo “Pescadores e mentirosos” e “Aki Pesca”. Juntos, eles realizaram uma ação de limpeza no rio Paraguai e conseguiram retirar  aproximadamente 2 toneladas de lixo.

Um dos responsáveis pela ação, Daniel Pedroso, disse  que a ideia surgiu após ver amontoado de lixo na região portuária. “É inadmissível ainda pessoas usufruírem do local e deixar tudo sujo. Então, resolvemos fazer a nossa parte e iniciamos o mutirão às 07h até o final da manhã”, explicou ao citar outro idealizador, Wilian Bastos.  

Entre os entulhos estavam tampas de vasos sanitários, garrafas pet, de vidro e latas de cerveja, embalagens de sorvete, peça de brinquedos e muitos outros. “Olha, deu muito trabalho, mas a sensação é muito boa  e estaremos fazendo outras ações semelhantes no rio”, mencionou Pedroso que ainda falou sobre o que mais o deixou impressionado. “A grande quantidade de pneu que encontramos, bem como peças de roupas e brinquedos e até mesmo garrafas de champagne e whisky. Parecia mentira, mas não era”, disse ao fazer trocadilho sobre o nome do grupo de amigos “Pescadores e mentirosos”.

Aproximadamente 2 toneladas de lixo foram retiradas do rio Paraguai pelo grupo de amigosTodo esse lixo foi retirado na região da Apa Baía Negra, mais conhecida como Codrasa, em Ladário, ponto de partida do grupo, que foi até a região do Bracinho. A própria população, muitos que utiliza essas áreas como forma de lazer, deixa o lixo, ainda mais agora que o rio Paraguai está com nível negativo, possibilitando o surgimento de prainhas, formadas por bancos de areia.

As duas toneladas de lixo retiradas foram levadas de carro até o lixão de Corumbá. O grupo também teve apoio de colaboradores que doaram os sacos de lixo e também alimentação durante a coleta. 

(Com informação Diário Corumbaense)

Veja Também