Geral
Greve de fome de presos atrapalha a vacinação contra Covid-19
Agepen garante que está acompanhando ação de perto para caso de providências
Terça-feira, 09 Novembro de 2021 - 14:36 | Marina Romualdo

Os internos da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira (Unidade 1), em Campo Grande (MS), entraram em greve de fome na segunda-feira (08). O ato teve início no período da manhã, por volta das 8h.
Em nota, a Agência Estadual de Administração de Sistema Penitenciário (Agepen/MS) informou ontem que a unidade prisional está tranquila, com a rotina seguindo normalmente.
"A Agepen informa que internos de três dos cinco pavilhões da Penitenciária de Regime Fechado da Gameleira 1 não quiseram pegar o café da manhã, na manhã desta segunda-feira (8.11). Nenhuma reivindicação foi feita e a Agepen está acompanhando o caso para providências que se fizerem necessárias. A unidade prisional está tranquila, com a rotina seguindo normalmente".
Com a atualização da situação nesta terça-feira, 09 de Novembro, a agência informou ao Diário Digital que no café da manhã e no almoço de segunda-feira, internos de três dos cinco pavilhões não pegaram a refeição. Porém, no jantar de ontem e café da manhã de hoje, alguns detentos destes pavilhões voltaram a pegar a refeição.
"Além disso, a greve de fome acabou atrapalhando a vacinação dos internos pois, a médica responsável avaliou não ser seguro vaciná-los sem estarem alimentados", destacou a assessoria de imprensa da Agepen.

Também em comunicado referente às visitas, Agepen relatou que o comitê para medidas de enfrentamento à covid-19 está analisando os procedimentos necessários para o retorno total das visitas.
"O Comitê para medidas de enfrentamento à Covid-19 no sistema prisional de MS, instituído pela Agepen, está analisando os procedimentos necessários para o retorno total das visitas, já retomadas em agosto com medidas restritivas de biossegurança. A Agepen, em parceria com as secretarias de saúde (Estado e Municípios) está trabalhando para acelerar a vacinação, bem como a conscientização para que todos se vacinem".
Entenda a ação – Os internos da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira (Unidade 1), em Campo Grande (MS), entraram em greve de fome nesta segunda-feira, dia 8 de Novembro. O ato teve início no período da manhã, por volta das 8h.
De acordo com uma mulher de 37 anos, que estava no local, há várias motivações para o protesto. Uma das reivindicações é a melhoria da comida que estaria chegando estragada.
Além disso, os internos reivindicam compra de uniformes e visitas íntimas com mais tempo, entre outros. Conforme a mulher, os presos reclamam de agressões sem motivos de agentes penitenciários.
"O sistema dessa penitenciária é horrível. Como moro longe, venho para as visitas que não duram nem 40 minutos", destacou a mulher que não quis ser identificada ao Diário Digital.
Na tarde desta segunda-feira, um advogado já estava na instituição para conversar com o diretor do presídio. Ainda conforme a esposa de um interno, se as reivindicações ficarem sem resposta, os familiares irão para frente da Governadoria e do Fórum cobrar posicionamento do governador, Reinaldo Azambuja e da Justiça.
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado