Geral
Governo não vai revogar decreto de armas, diz porta-voz da presidência
Terça-feira, 25 Junho de 2019 - 18:19 | Redação
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse hoje (25) que o presidente Jair Bolsonaro não vai revogar o decreto que muda regras para aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de munições e armas de fogo no país. “O governo não revogará, não colocará nenhum empecilho para que a votação ocorra no Congresso”, disse o porta-voz sobre a matéria em tramitação na Câmara.
No último dia 18, o plenário do Senado aprovou a revogação do decreto presidencial. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.
A expectativa era de que o governo revogasse a medida anterior e editasse novo decreto para colecionadores e novo projeto de lei para as outras alterações.
Rêgo Barros reforçou hoje que o governo federal não vai interferir nas decisões do Congresso, mas que “tem buscado o diálogo e o consenso para aprovação das medidas que atendam as aspirações da maioria dos brasileiros que querem segurança, paz e prosperidade”. Segundo ele, Bolsonaro defende que é um direito do cidadão possuir armas de fogo para defesa pessoal e de seus bens.
Na semana passada, em sua conta pessoal no Twitter, o presidente disse que espera que a Câmara não siga o Senado, mantendo a validade do decreto.
Últimas Notícias
- Educação - 17:52 Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição
- Três Lagoas - 17:50 Funcionários furtam 11 baterias de caminhões e vendem para receptador
- Corumbá - 17:32 Micro-ônibus facilitará acesso ao Porto Geral no Festival América do Sul
- Acidente fatal - 17:00 Motociclista morre atropelado por caminhão
- Dourados - 16:56 Carga de cocaína é localizada em fundo falso de carreta bitrem
- Show - 16:32 Rádio FM 97,9 realiza Festival de Calouros
- Três Lagoas - 16:07 Receptador é preso enquanto praticava violência doméstica
- Oportunidades - 15:57 Registrados mais de 20 mil inscritos nos concursos públicos do IFMS
- Menores infratores - 15:22 Dois adolescentes são apreendidos com moto furtada em Ilha Solteira
- Crime - 15:09 Preso após matar o companheiro da ex