Geral
Governo de MS emite nova Carteira de Identidade para população carcerária
Ação faz parte do Programa "Fazendo Justiça" e busca facilitar a reinserção social de presos
Quinta-feira, 03 Outubro de 2024 - 10:57 | Redação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Polícia Científica, através do Instituto de Identificação “Gonçalo Pereira”, iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para a população carcerária. A ação segue as diretrizes do Programa “Fazendo Justiça”, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
O foco da emissão da CIN está nos presos próximos da progressão de regime ou da liberdade, bem como nos que não possuem o documento ou cuja validade já excedeu 10 anos. De acordo com Rodrigo Rossi Maiorchini, diretor-presidente da Agepen, essa medida é fundamental para facilitar a reinserção social, aumentando as chances de acesso ao mercado de trabalho, além de contribuir para a redução da reincidência criminal.
Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação, também enfatiza que o novo RG representa um passo importante para a cidadania das pessoas privadas de liberdade, permitindo que, após o cumprimento da pena, os egressos restabeleçam seus direitos e se reintegrem à sociedade.
O projeto tem como meta a emissão de até 200 documentos mensais, com um total estimado de 8 mil carteiras de identidade a serem distribuídas através da parceria entre a Agepen e o Instituto de Identificação.
O CPAIG (Centro Penal Agroindustrial da Gameleira) foi a primeira unidade prisional a receber a ação, com a emissão de 110 CINs no primeiro mutirão. Outras unidades prisionais, tanto na capital quanto no interior, também estão previstas no cronograma.
Além disso, a Agepen já conta com um trabalho sistemático de emissão de certidões de nascimento para os custodiados, e agora amplia o benefício com a emissão da CIN, promovendo a reintegração social e dignidade aos internos.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060