Geral
Governo de MS discute parcerias com grandes conglomerados japoneses
Além de encontro com empresas governo também se encontrou com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o embaixador Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes
Quarta-feira, 13 Agosto de 2025 - 18:12 | Redação

Em mais uma série de reuniões no Japão, o governador Eduardo Riedel discutiu parcerias e novos investimentos para o Estado com grandes conglomerados empresariais, entre eles as empresas Sumitomo e Mitsui. Também teve encontros importantes com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o embaixador Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes.
“Estamos terminando nossos compromissos aqui no Japão, onde tivemos uma série de reuniões importantes com a Sumitomo, Mitsui e Jica, cada um com sua especialidade e interesse em Mato Grosso do Sul. Um dia positivo, de muitas expectativas futuras ao nosso Estado”, descreveu o governador.
Riedel destacou que estes conglomerados empresariais poderão contribuir muito para nossa economia regional. “Temos a Sumicomo que tem forte atuação na área agrícola no Estado e interesse direto em proteína animal, área que estamos em crescimento com suínos e aves, onde eles atuam diretamente no segmento. Já a Mitsui é uma grande parceira na MSGás, onde discutimos inclusive a renovação do contrato”.
Sobre o encontro com a Jica, citou que a agência é uma importante financiadora de projetos no Estado. “Lá na década de 70 com a renovação de pastos degradáveis, lembrando que Mato Grosso do Sul ainda tem 3 e 4 milhões (hectares) de áreas para serem recuperadas. Podemos também destacar o bom ambiente institucional do Estado, algo extremamente importante para percepção dos investidores”, completou.
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, classificou as reuniões no Japão como extremamente satisfatórias. “Encerramos aqui mais uma fase das nossas reuniões positivas para o setor industrial do Estado. Uma agenda que trouxe uma expectativa muito grande, que podemos avançar em passos largos em projetos estruturantes do Estado”.
Ele ponderou o trabalho coletivo desenvolvido na missão. “Eles (empresários) percebem uma integração muito clara do nosso ambiente de negócios, em um trabalho conjunto do Poder Executivo, Legislativo e setor privado, que caminham em uma direção só”.
Além da reunião com as grandes empresas japonesas, houve o encontro da comitiva com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes. O objetivo foi defender os interesses do Mato Grosso do Sul com o país asiático.
A Missão Ásia foi iniciada em 4 de agosto e segue até o próximo dia 16. A comitiva de Mato Grosso do Sul já passou pela Índia e Japão e o próximo destino é Singapura. o foco é apresentar o potencial econômico do Estado e atrair investimentos, além de fortalecer relações com os mercados asiáticos.
Últimas Notícias
- Alimentação - 18:30 Hortaliças cultivadas por acadêmicos de agronomia serão doadas ao asilo
- Missão Ásia - 18:12 Governo de MS discute parcerias com grandes conglomerados japoneses
- Educação - 17:59 Grupo Pereira cria Universidade Corporativa para equipe e familiares
- Corumbá - 17:39 Campanha defende transporte legalizado e combate à clandestinidade
- Paranaíba - 17:00 Veículo furtado é vendido pela internet e devolvido por comprador
- Polícia Militar - 16:57 Adolescente é flagrada transportando skunk em Miranda
- Saúde - 16:39 Hospital Cassemss da Capital realiza palestras em alusão ao Agosto Lilás
- Nacional - 16:12 Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice
- Charge - 16:05 Indústria de MS fecha semestre com criação de 8.966 vagas de emprego em 2025
- Liderança também protege - 15:52 Governo de MS inicia formação comunitária no combate à violência doméstica