Geral
Gestor em Educação lista estratégias para ter bom desempenho no Enem
Leonardo Chucrute apresenta dicas de organização, saúde mental, técnicas de estudo e gestão do tempo, que podem fazer toda a diferença na hora da prova
Terça-feira, 14 Outubro de 2025 - 10:12 | Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos nos dias 9 e 16 de novembro. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Por isso, estar preparado faz toda a diferença para ter um bom desempenho no dia da prova.
Faltando poucos dias, mais importante do que estudar intensamente, é preciso adotar estratégias inteligentes e cuidar do bem-estar. Para isso, planejamento é essencial, segundo o Gestor em Educação e CEO do Zerohum, Leonardo Chucrute. Organizar uma rotina de estudos com metas realistas e equilíbrio entre disciplinas aumenta o foco. Na reta final não adianta se sobrecarregar estudando exageradamente, isso só vai aumentar a ansiedade.
O ambiente em que se está estudando faz toda a diferença. Prefira um lugar tranquilo, iluminado, sem distrações e organizado. Intercale áreas diferentes, exatas e humanas e não fuja das disciplinas em que tem mais dificuldade.
Resolva provas anteriores, pois elas ajudam a administrar o tempo, entender o estilo das questões e identificar pontos que exigem mais estudo. Faça pelo menos uma redação por semana. Esse treino constante desenvolve a escrita, amplia o repertório e familiariza o aluno com os critérios de correção.
Use técnicas de aprendizado eficazes e que facilitem a memorização do conteúdo. Faça o fichamento, resumindo conteúdos em tópicos curtos e palavras-chave. Flashcards são cartões com perguntas e respostas rápidas que servem também para estudo em grupo. Os mapas mentais organizam os conteúdos de forma visual, conectando conceitos.

Lembre-se que a saúde e o bem-estar são aliados para alcançar a aprovação. Esteja atento a sua saúde física e mental. Tenha sono de qualidade, faça pausas inteligentes e estratégicas entre os estudos, alimente-se bem e faça exercícios físicos para manter a mente ativa.
Chegue cedo para evitar estresse com horários, leve água e lanches leves como castanhas, barrinhas e frutas secas, leia as questões com calma e gerencie bem o tempo sem se prender a uma questão.
“Além dessas dicas, acho válido falar sobre a importância do pensamento positivo. Mais do que técnica, a confiança é decisiva. Visualize-se aprovado, foque no presente e encare o Enem como uma oportunidade de transformação e realização”, destaca.
O Enem exige disciplina, equilíbrio e motivação. Eu sei que não é só um exame, pois é uma chance de abrir portas para novas possibilidades. Porém, com estratégia, organização, disciplina e confiança você pode conquistar o que deseja a tão sonhada vaga no ensino superior.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:41 Vítima de clínica interditada sofreu queimaduras após procedimento
- Educação - 18:05 Parceria com prefeitura levará o CadÚnico diretamente aos universitários
- Campo Grande - 17:55 Campo Grande registra saldo positivo de contratações em dois setores
- Campo Grande - 17:40 Vítima de clínica interditada sofreu queimaduras após procedimento
- Musical - 17:31 Sesc Lageado apresenta musical que celebra o amor como transformação
- Brasil - 17:07 Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012
- TJMS - 16:50 TJMS regulamenta tramitação de processos eletrônicos pelo sistema eproc
- TEA - 16:31 MS terá protocolos de atendimento de emergência para pessoas com TEA
- Campo Grande - 16:10 Merendeiras da Reme passam por curso de boas práticas e higiene alimentar
- "Eu vou te matar" - 15:52 Ameaçando invadir casa, homem é preso batendo em portão em Três Lagoas

