Geral
Frutos de acuri são colhidos em Campo Grande para serem enviados às araras-azuis do Pantanal
Semadur realiza a colheita de frutos de acuri e bocaiúva, alimento essencial para a arara azul
Sábado, 17 Agosto de 2024 - 07:50 | Redação

Atendendo a um chamado do Instituto Arara Azul, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), realiza a colheita de frutos de acuri e bocaiúva, alimento essencial para a arara-azul, que serão enviados ao Pantanal. Um dos locais escolhidos para a coleta foi o Centro de Educação Ambiental Anhanduí.
Devido aos grandes incêndios florestais na região pantaneira, a alimentação das araras-azuis também foi comprometida e como forma de amenizar a escassez de alimentos, uma das alternativas encontradas foi a colheita de frutos em Campo Grande, onde são encontrados com maior facilidade em nossos parques e áreas de proteção e que serão entregues ao Instituto Arara Azul.
"Ontem tivemos a primeira coleta de frutos de acuri e bocaiúva aqui em Campo Grande para ajudar na suplementação das araras-azuis no Pantanal. Elas são aves especialistas, comendo basicamente castanha de duas espécies de palmeiras. Com os incêndios, grandes áreas de alimentação foram queimadas. Por isso, estamos realizando essa suplementação que será de longo prazo, uma vez que a produção de novos frutos demora até um ano e meio. Quem tiver palmeiras, acuri e bocaiúva e puder disponibilizar, apenas nos informem que futuramente iremos programar coletar. Não podemos coletar tudo de uma vez para não estragar e não desperdiçar", destaca a presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes.
O município de Campo Grande, por preservar e incentivar o cultivo de árvores de espécies nativas, possui uma maior quantidade de espécimes que produzem frutos e sementes que servem como alimento para os mais diversos tipos de aves que vivem na área urbana.
Últimas Notícias
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista
- Campo Grande - 15:35 Audiência pública debate segurança nos bares do Centro nesta quarta-feira
- Oportunidades - 15:15 Três Lagoas convoca professores temporários; confira as etapas da contratação
- Poder Legislativo - 14:58 Em aldeia, audiência promovida pela Câmara vai debater moradia indígena
- Capacitação - 14:30 TJMS inicia 18º Curso de Formação de Conciliadores Judiciais em CG