Geral
Festival Sesi de Robótica transforma Capital em pólo de criatividade
Etapa inédita em MS reunirá mais de 360 estudantes e deve atrair 2 mil visitantes nos dias 28 e 29 de novembro
Quinta-feira, 20 Novembro de 2025 - 09:12 | Sandra Salvatierre

Campo Grande será palco, nos dias 28 e 29 de novembro, do Festival Regional Sesi de Robótica. Etapa Mato Grosso do Sul, o maior encontro de robótica educacional do Estado. O ginásio Moreninho vai se transformar em um espaço dedicado à ciência, tecnologia e inovação, reunindo estudantes, educadores, famílias e interessados de todas as idades. A entrada é gratuita.
O evento traz a temporada global FIRST AGE – Inspired by Archaeology, que propõe uma imersão no universo da arqueologia como fonte de descobertas e soluções tecnológicas. Serão disputadas todas as modalidades oficiais: FLL (FIRST LEGO League Challenge), FTC (FIRST Tech Challenge), FRC (FIRST Robotics Competition) e STEM Racing — antigo F1 in Schools, agora competição independente integrada ao festival.

Mais de 360 estudantes competidores e cerca de 2 mil visitantes são esperados nos dois dias de atividades. As 30 equipes inscritas representam cidades de Mato Grosso do Sul e da Bahia, reunindo alunos de escolas do Sesi, da rede pública e entusiastas da tecnologia.

Esta é a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia uma etapa regional dos torneios de robótica. As modalidades FLL e FTC garantirão vagas diretas para a etapa nacional da temporada.
- Um mergulho no futuro — e no passado
Mais do que uma competição, o Festival Regional Sesi de Robótica promove a educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) de forma criativa e inspiradora. Nesta temporada, os participantes terão o desafio de reconstruir o passado para projetar o futuro, unindo ciência, imaginação e soluções inovadoras inspiradas na arqueologia.

Programação
28 de novembro – a partir das 8h.
Cerimônia de abertura
Primeiras rodadas de competições.
Demonstrações de FLL, FTC, FRC e STEM Racing.
29 de novembro – a partir das 8h.
Finais das competições.
Cerimônia de premiação.

Últimas Notícias
- Economia - 10:15 Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias a partir de segunda-feira
- Você Noel - 09:48 Crianças em tratamento de câncer podem ser apadrinhadas neste natal
- Tecnologia - 09:12 Festival Sesi de Robótica transforma Capital em pólo de criatividade
- Mudanças - 08:51 Prefeitura instala radares em vias movimentadas; confira os locais
- Economia - 08:27 Contribuintes já podem emitir boleto do IPVA
- TVMS Record - 08:12 Maior reality de gastronomia abre inscrições
- Black Friday 2025 - 07:22 Black Friday deve movimentar R$ 354 milhões em MS
- Luto - 07:00 Quando o luto encontra acolhimento
- Mundo Novo - 18:00 Três veículos são apreendidos com cigarros e agrotóxicos
- Fiscalização - 17:50 Dono de comércio irregular de motos é preso em Rio Verde do MT

