Geral
Festival da Mandioca movimenta turismo gastronômico em cidades de MS
Proposta é transformar a mandioca - alimento abundante na região - em protagonista de um evento cultural que celebra a identidade local e estimula negócios
Domingo, 03 Agosto de 2025 - 09:45 | Redação

Com suas cachoeiras, cânions, trilhas, rios cênicos e muito verde para desfrutar e proporcionar experiências incríveis aos visitantes, Bodoquena é uma opção de passeio em agosto aliando natureza e gastronomia regional. O destino integra a Rota Bonito Serra da Bodoquena, que abriga um parque nacional e a maior área de Mata Atlântica preservada de Mato Grosso do Sul, distante 265 km de Campo Grande e 60 km da Capital do Ecoturismo.
Em processo de transformação no turismo, com inovações, novos projetos de organização e fomento e melhoria dos serviços em toda a cadeia que envolve o setor, o município busca consolidar-se também como destino de eventos, cultura e gastronomia. E buscando essa meta, promove no dia 16 de agosto o 1º Festival da Mandioca, com o propósito de atrair turistas e movimentar a economia local.
Tradição e economia - Uma combinação perfeita: sentir a vibração da natureza nos passeios ofertados pelos atrativos, como a Boca da Onça, e saborear pratos preparados com um ingrediente crucial na gastronomia de Mato Grosso do Sul. A mandioca, também cultivada pelos povos indígenas, é um acompanhamento versátil e indispensável, cozido, frito ou em purê, em receitas tradicionais, como churrasco, caribéu, escondidinho de carne seca e a sopa paraguaia.
“Além de uma excelente oportunidade para quem vive do comércio, o evento também é uma vitrine do potencial turístico de Bodoquena. A cidade, conhecida por sua beleza natural, pode aproveitar o fluxo de visitantes para consolidar-se ainda mais como destino turístico cultural e gastronômico”, enfatiza Marcele Albuquerque dos Santos Montagner, secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Cultura.

Concurso gastronômico- Idealizado pela Câmara Técnica de Educação e Sustentabilidade, uma parceria entre o Programa DEL Turismo e a prefeitura de Bodoquena, o festival é resultado de discussões voltadas ao fomento do turismo, da economia local e da sustentabilidade. A proposta é transformar a mandioca - alimento abundante na região - em protagonista de um evento cultural que celebra a identidade local e estimula negócios.
Muito além da valorização da culinária regional, na visão dos organizadores, o festival surge como uma importante iniciativa para impulsionar o comércio local e atrair turistas e fará parte do calendário oficial de eventos da cidade serrana como um marco de desenvolvimento e celebração local. Será realizado na Feira do Produtor, com concurso gastronômico, praça de alimentação, shows e o concorrido prêmio da maior mandioca cultivada no município.
A iniciativa da prefeitura tem o apoio da Fecomércio MS, o Senar, comércio local e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Confira o que fazer em Bodoquena neste link: https://drive.google.com/file/d/1k5uxLKPcFjsqQdHJHSaU6ABfJt_bg-y1/view?pli=1
Últimas Notícias
- Direitos humanos - 11:18 Assassinatos de indígenas crescem em 2024 e chegam a 211, indica Cimi
- Economia - 11:17 Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena
- Arte - 10:51 Grafiteiros colorem as paredes da UFGD pelos 20 anos da instituição
- Assistência Social - 10:21 Família Acolhedora supera expectativa de inscritos em Dourados
- Gastronomia - 09:45 Festival da Mandioca movimenta turismo gastronômico em cidades de MS
- Nacional - 09:17 Projeto impede advogados e juízes parentes de atuar no mesmo tribunal
- Lisístrata - 08:00 Adaptação de comédia grega será apresentada em Três Lagoas no dia 8
- Economia - 07:50 Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado
- Limpeza - 07:00 Prefeitura intensifica limpeza de córregos
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo