• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ferramenta gratuita permite consultar valor de referência de imóveis em MS

Sistema da Sefaz utiliza metodologia científica da Fipe para estimar valores de mercado e dar mais transparência à avaliação de imóveis urbanos e rurais

Quinta-feira, 06 Novembro de 2025 - 14:50 | Sandra Salvatierre


Ferramenta gratuita permite consultar valor de referência de imóveis em MS
O novo sistema utiliza modelos estatísticos validados conforme as normas da ABNT (NBR 14.653), garantindo rigor metodológico, segurança jurídica e padronização nas avaliações. (Foto: Sefaz).

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) disponibiliza à população a Calculadora de Valor de Referência para Imóveis, uma ferramenta digital que permite estimar, de forma ágil e transparente, o valor médio de mercado de imóveis urbanos e rurais em todo o Estado.

O serviço é gratuito e pode ser acessado no portal da Sefaz: https://servicos.efazenda.ms.gov.br/itcd/CalculadoraImoveis.

Desenvolvida com base em metodologia científica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe),  referência nacional e responsável pelo índice FipeZAP , a calculadora tem como objetivo oferecer um parâmetro técnico e uniforme para a apuração da base de cálculo do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), substituindo práticas antigas de avaliação subjetiva.

 

O novo sistema utiliza modelos estatísticos validados conforme as normas da ABNT (NBR 14.653), garantindo rigor metodológico, segurança jurídica e padronização nas avaliações.

Para realizar a consulta, o contribuinte deve inserir informações básicas sobre o imóvel.

  • Imóveis urbanos: são considerados dados como localização, área do terreno e da construção, tipo e finalidade.
  • Imóveis rurais: o sistema avalia fatores como distância do centro urbano, qualidade do acesso e tipo de uso (lavoura, pastagem ou silvicultura).

 

Com base nesses dados, o sistema combina registros fiscais, informações de mercado, cadastros cartorários e indicadores econômicos, apresentando o valor médio de referência do imóvel. Esse valor é automaticamente aplicado no campo “Valor Total Apurado” durante a análise das declarações de ITCD.

Com essa inovação, Mato Grosso do Sul passa a integrar o grupo de estados que utilizam critérios científicos e tecnológicos na gestão tributária, reforçando a transparência, a equidade e a eficiência no relacionamento entre o poder público e os contribuintes. A iniciativa reduz divergências, elimina a subjetividade nas avaliações e agiliza os processos de análise do imposto.

A calculadora foi desenvolvida pelo auditor fiscal Rodrigo Uehara, coordenador de Fiscalização do IPVA e ITCD na Sefaz, com apoio do Profisco II, programa financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltado à modernização das administrações fazendárias estaduais.

 

O projeto foi reconhecido com o 1º lugar na categoria Práticas Inovadoras do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido pela Escolagov e pela Secretaria de Estado de Administração (SAD).

“Essa conquista demonstra que a inovação na gestão pública é possível quando há espaço para a criatividade técnica e o compromisso com o cidadão. A Calculadora nasceu da necessidade de trazer mais objetividade e transparência à avaliação de imóveis, e o prêmio é um incentivo para continuarmos buscando novas formas de tornar o Estado mais eficiente e próximo da sociedade”, destacou Rodrigo Uehara.

 

O projeto integra os eixos de Governança e Gestão para Resultados e Inovação e Sustentabilidade do Plano Plurianual 2024–2027, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com uma administração moderna, digital e centrada no cidadão.

“Mais do que uma ferramenta tecnológica, a Calculadora de Valor de Referência representa um marco na modernização da tributação estadual, ao unir ciência de dados, transparência e equidade fiscal. Coloca Mato Grosso do Sul em posição de destaque no cenário nacional da inovação pública”, afirmou o secretário de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira.

 

SIGA-NOS NO Google News