Geral
Fazendeiro é multado por turbidez da água do Rio da Prata
Policiais ambientais descobriram processos erosivos que provocou carreamento de sedimentos ao rio
Quinta-feira, 15 Abril de 2021 - 16:51 | Redação

Propriedades rurais estão sob fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA) que investiga o problema de turbidez da água do rio da Prata, na região de Jardim.
Um mesmo fazendeiro foi multado duas vezes nesta semana em razão dos processos erosivos que teriam causado o carreamento de areia para dentro do rio.
Na quarta-feira, 14, a PMA tinha autuado em R$ 18.900,00, o proprietário de uma fazenda, localizada no município, a 36 km da cidade, por falta de conservação do solo, gerando erosões que contribuíam com a turbidez localizada da água do rio.

Ontem mesmo, no final da tarde, os Policiais receberam denúncias de que em outra área da fazenda vistoriada havia mais processos erosivos contribuindo com o problema.
Os policiais foram ao local denunciado e localizaram realmente em outra área da propriedade, processos erosivos do tipo ravinas e voçorocas, de onde também houve carreamento de sedimentos ao rio.
Na vistoria, a PMA verificou que a falta de conservação do solo, pela não dotação de medidas protetivas como terraceamento e outras, geraram o problema ambiental, aliada ainda ao pisoteio do gado.

O proprietário da fazenda, pecuarista de 58 anos, residente em Dourados, foi autuado administrativamente e foi multado desta vez em R$ 20.000,00.
O autuado também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental, dessa nova área também.
Os autos também serão encaminhados ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública de reparação dos danos ambientais.
A PMA continuará verificando outras propriedades com problemas de conservação do solo quem possam estar contribuindo com o problema da turbidez denunciada da água do rio da Prata, que tem ocorrido em sequência às chuvas, em virtude de sedimentos carreados.
Últimas Notícias
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital
- Capturado - 15:50 Preso assassino de Victória Roberta
- Oportunidades - 15:15 UFGD divulga inscrições homologadas do Vestibular 2026
- Gastronomia - 14:50 Concurso nacional de gastronomia tem participantes de MS concorrendo
- Acidente aéreo - 14:30 Corpo de pecuarista é removido de local da queda de avião