• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Amambaí

Fazenda é multada por realizar cruzamento ilegal entre espécies de Javali e Porco

Responsáveis responderão por crime ambiental, e multa chega a R$ 2.200,00

‘Javaporco’, cruzamento entre javali e porco. (Foto: Divulgação)

Policiais Militares Ambientais de Naviraí realizaram fiscalização em uma empresa arrendatária de uma propriedade rural no município de Amambaí nessa terça-feira (29), onde constataram criações de animais, através de cruzamento ilegal entre espécies.

Localizaram em um chiqueiro a criação de dois javaporco, espécie híbrida resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico, que pode chegar a 200 kg.

O órgão ambiental não permite mais novas criações e cruzamentos desse animal, desde o ano de 2013, quando ele foi instituído como nocivo, inclusive, com permissão de abate, desde que com licenciamento junto ao órgão ambiental.

Segundo o responsável pela empresa, os animais foram capturados quando era realizada a colheita da soja na fazenda e foram aprisionados para engorda e posterior abate. A criação é proibida pela norma.

A empresa, com sede em Caarapó, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 2.200,00. Os responsáveis também responderão por crime ambiental, pela atividade de criação dos animais sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

(Informação PMMS)