Geral
Exames descartam presença de metanol em jovem que morreu na Capital
Exames buscam agora a detecção de outras substâncias, bem como para apontar a causa da morte
Segunda-feira, 06 Outubro de 2025 - 18:04 | Redação

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou nota na tarde desta segunda-feira, 6 de Outubro, sobre a morte de Matheus Santana Falcão, de 21 anos, ocorrido na quinta-feira, 2 de Outubro, em Campo Grande. A suspeita inicial era de ingestão de metanol misturado a uma bebida alcoólica. Contudo, a nota informa que os exames preliminares realizados pela Polícia Científica nas amostras coletadas da vítima não identificaram a presença de metanol.
Conforme o governo, a Secretaria de Estado de Saúde foi notificada sobre a suspeita inicial de intoxicação por metanol e segue atuando de forma integrada com os órgãos de segurança pública e vigilância sanitária. Exames complementares seguem em andamento para a detecção de outras substâncias, bem como para apontar a causa da morte.
“O Governo do Estado lamenta profundamente a perda do jovem, manifesta solidariedade aos familiares e reitera o compromisso com a apuração rigorosa dos fatos, adotando todas as medidas cabíveis para garantir a proteção da saúde pública”, diz a nota.
Morte de Matheus - Matheus Santana Falcão, morreu na tarde desta quinta-feira (02) após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Universitário, em Campo Grande. O caso aconteceu em meio a um surto de intoxicação pela substância metanol em todo o país.

Segundo consta no boletim de ocorrência, o rapaz deu entrada na unidade hospitalar com náuseas, mal-estar e vômito escuro. Após convulsionar e ter duas paradas cardíacas, veio à óbito no local.
Familiares da vítima relatam que Matheus ingeriu cachaça um dia antes de passar mal. O recipiente foi conservado e entregue à Vigilância Sanitária, onde realizará analise da bebida.
Uma equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), também atuou no recolhimento e na apreensão de bebidas do mesmo lote, no estabelecimento perto da casa da vítima, possível local de compra do produto.

Nota - A nota divulgada pelo governo estadual segue abaixo na íntegra.
"O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), informa que os exames preliminares realizados pela Polícia Científica nas amostras coletadas da vítima de 21 anos, que faleceu na última quinta-feira (2), em Campo Grande, não identificaram a presença de metanol.
A Secretaria de Estado de Saúde foi notificada sobre a suspeita inicial de intoxicação por metanol e segue atuando de forma integrada com os órgãos de segurança pública e vigilância sanitária. Exames complementares seguem em andamento para a detecção de outras substâncias, bem como para apontar a causa da morte.
O Governo do Estado lamenta profundamente a perda do jovem, manifesta solidariedade aos familiares e reitera o compromisso com a apuração rigorosa dos fatos, adotando todas as medidas cabíveis para garantir a proteção da saúde pública."
Últimas Notícias
- SES - 19:32 MS segue com três casos suspeitos de intoxicação por metanol
- Videomonitoramento - 19:03 Tecnologia avança em MS com investimento do Governo do Estado
- Procura-se - 18:40 Suspeito de homicídio qualificado é procurado pela polícia
- Literatura - 18:32 Educador lança livro sobre adultização midiática durante bienal de MS
- Estupro de vulnerável - 18:18 Estuprador é preso após denúncia de adolescente em Tacuru
- Investigação - 18:04 Exames descartam metanol em jovem
- Saúde - 17:50 Pesquisadores avançam em teste rápido e não invasivo para sífilis congênita
- Educação Digital - 17:39 Número de idosos conectados cresce: autonomia aumenta, mas riscos também
- Alerta - 17:02 Décimo morcego positivo para raiva é recolhido na Capital
- Literatura - 16:50 ASL participa da 1ª Bienal do Livro de MS com programação e acadêmicos