• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Estudantes de Dourados disputam etapa nacional da Olimpíada de Geografia

Equipe do IFMS conquista ouro na fase regional, registra a 3ª maior nota do país e representa Mato Grosso do Sul nesta semana, em Campinas (SP)

Terça-feira, 25 Novembro de 2025 - 16:56 | Sandra Salvatierre


Estudantes de Dourados disputam etapa nacional da Olimpíada de Geografia
Com ouro e a 3ª maior nota do Brasil na etapa regional, equipe compete com estudantes de todo o país nesta semana, em Campinas. (Foto: Divulgação)

A equipe Ararinha Azul, formada pelos estudantes Giovanna de Souza, Laisa da Silveira e Lucas Gomes dos Santos, do curso técnico integrado em Informática para Internet do Campus Dourados, representará o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que acontece entre esta terça e sexta-feira, 25 a 28, em Campinas (SP).

Na etapa estadual, o IFMS conquistou 35 medalhas, sendo 11 de ouro, 13 de prata e 11 de bronze, com a participação de estudantes dos campi Campo Grande, Dourados, Jardim e Ponta Porã.

Os alunos de Dourados, medalhistas de ouro na fase regional, são orientados pelo professor João Batista Alves de Souza, de Geografia, e coordenador do projeto de ensino GeoBrasil. O desempenho da equipe foi expressivo:

  • 94,88% de aproveitamento na primeira fase, com 24 acertos em 25 questões;
  • 100% de pontuação na segunda fase;
  • 93,33% de média na terceira fase.

Ao todo, os estudantes somaram 107,28 pontos de 111,60 possíveis, alcançando a terceira maior nota do Brasil e garantindo a vaga na etapa nacional.

Líder da equipe, Lucas Gomes dos Santos conta que a preparação teve início no ano anterior e se intensificou ao longo de 2025. Para ele, a conquista superou as expectativas.

“Essa conquista foi muito importante para mim. No ano passado participei da OBG e conquistei a prata. Este ano, voltei, ganhei o ouro e ainda garanti vaga no nacional. Está sendo tudo muito especial e agora estou totalmente focado na próxima etapa”, afirma.

Para Giovanna de Souza, a participação na OBG representa o fechamento de uma trajetória construída ao longo de anos em olimpíadas científicas. “Participar de uma etapa nacional é uma superconquista e um marco na minha formação acadêmica e pessoal”, destaca.

Laisa da Silveira enfatiza o esforço coletivo durante a preparação, conciliando a rotina do curso com horas intensas de estudo: “Fizemos muitos simulados, revisões e discussões sobre os conteúdos. Mesmo com a correria da escola e outros compromissos, mantivemos o ritmo. Foram dias cansativos, mas a vontade de conquistar um bom resultado falava mais alto. Ver que tudo valeu a pena é uma sensação incrível. Foi difícil, mas extremamente gratificante.”

Segundo o professor João Batista, o Campus Dourados obteve em 2025 o melhor desempenho desde que passou a participar da OBG. O número de medalhas saltou de 8 para 19, com a conquista inédita de medalhas de ouro, além de aumento expressivo nas medalhas de bronze. O resultado, de acordo com o docente, evidencia o fortalecimento das ações pedagógicas e o engajamento dos estudantes nas atividades preparatórias.

 

Sobre a OBG

Realizada desde 2015, a Olimpíada Brasileira de Geografia é composta por três fases on-line em nível estadual e uma etapa presencial em nível nacional, com equipes classificadas por estado.

Ao longo da competição, os participantes respondem a questões de Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada e Geotecnologias, alinhadas às bases curriculares atuais.

Os estudantes com melhor desempenho na etapa presencial, aliados à proficiência em língua inglesa, podem ser credenciados para representar o Brasil na International Geography Olympiad (iGeo), a etapa internacional da competição.

 

Todas as informações sobre a competição estão no site oficial da Olimpíada Brasileira de Geografia.
 

SIGA-NOS NO Google News