Geral
Estudante da Capital vence etapa estadual da concurso de cartas
Além de premiação em dinheiro, autora da melhor redação estadual receberá um certificado
Sexta-feira, 09 Maio de 2025 - 09:17 | Redação

Luísa Portella Vinhosa , do 9º ano do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, é a vencedora da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. A estudante, de 14 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, conforme o regulamento.
Nesta edição, os jovens foram convidados a darem voz à imensidão do mar, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, os participantes tiveram a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo.
Com uma linguagem poética e argumentação contundente, Luísa detalhou a importância que o oceano possui para o planeta, condições críticas atuais e propondo soluções para preservar esse espaço.
"Meu querido e intrigante ser humano, mil vidas de sua espécie não seriam o suficiente para começar a compreender quão velho eu sou. (...) Sou o oceano, o vazio que engole a vida e a germina dentro de si, as águas que carregam memórias do início dos tempos. Sou uma coletividade da mesma molécula, repetida bilhões de vezes, para formar a morada de um quarto de vida na Terra". Em outro trecho, a carta faz um apelo. "Com a mesma eficiência que me danifica, a humanidade poderia se dedicar a me reconstruir e permitir que a vida em mim se regenere, mesmo que tenha que se adaptar a algumas novas condições".
Finalistas – A segunda e o terceiro colocados estaduais são: Camila de Oliveira Guedes, do 8º ano do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, e Sthepanno Enzo da Silva Nascimento, do 6º ano da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, em Corumbá.
Já as primeiras colocadas na etapa nacional são:
Beatriz Kfouri Azevedo, da Maple Bear Aracaju, em Aracaju/SE;
Ana Luíza Costa Silva, da Associação Educacional Professora Noronha, em Dom Pedro/MA;
Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto, em Parnaíba/PI.
Mais informações estão disponíveis no site dos Correios.
No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional, onde são selecionadas as três melhores redações. Destas, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, que é de responsabilidade da UPU. Este ano, os Correios receberam 3.881 cartas, de 1.918 escolas participantes. Em Mato Grosso do Sul, foram 91 cartas e 45, respectivamente.
Histórico – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é mais um compromisso dos Correios com o desenvolvimento nacional por meio da educação e com sua atuação como agente público do governo federal. Além de incentivar a escrita entre os jovens, também fortalece o papel da estatal na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento da sociedade.
Segundo país mais bem colocado no Concurso, o Brasil conquistou 3 medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006); 2 de prata (1978 e 1980); 2 medalhas de bronze (1992 e 2015) e 6 menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023). O país só fica atrás da China, que possui 5 medalhas de ouro. A carta vencedora de 2024 foi de uma estudante do Quênia, na África.
Os resultados dos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global
Últimas Notícias
- Amambai - 18:00 Moto apreendida transportava 25 quilos de skunk
- Saúde - 17:53 Brasil e Paraguai unem forças para fortalecer a saúde nas fronteiras
- Maracaju - 17:35 Veículo furtado de Recife (PE) encontrado com tonelada de drogas
- Saúde - 17:17 Faculdade oferece atendimento nutricional gratuito em Campo Grande
- Oportunidades - 17:05 Abertas 94 vagas para entrevistas sociais
- Polícia - 16:59 Adolescente com carga milionária de drogas
- Limpeza - 16:38 Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo
- Meio Ambiente - 16:25 Construções em área de preservação deve passar por ajuste de conduta
- Batayporã - 16:10 Mulher falsificava autorização para retirar cesta básica em CRAS
- Prevenção de golpe - 16:00 OAB lança plataforma de verificação para prevenção de golpes