• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Estudante da Capital vence etapa estadual da concurso de cartas

Além de premiação em dinheiro, autora da melhor redação estadual receberá um certificado

Sexta-feira, 09 Maio de 2025 - 09:17 | Redação


Estudante da Capital vence etapa estadual da concurso de cartas
(Foto: Matthew Henry/Burst)
Luísa Portella Vinhosa , do 9º ano do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, é a vencedora da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. A estudante, de 14 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, conforme o regulamento.
 
Nesta edição, os jovens foram convidados a darem voz à imensidão do mar, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, os participantes tiveram a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo.
 
Com uma linguagem poética e argumentação contundente, Luísa detalhou a importância que o oceano possui para o planeta, condições críticas atuais e propondo soluções para preservar esse espaço. 
 
"Meu querido e intrigante ser humano, mil vidas de sua espécie não seriam o suficiente para começar a compreender quão velho eu sou. (...) Sou o oceano, o vazio que engole a vida e a germina dentro de si, as águas que carregam memórias do início dos tempos. Sou uma coletividade da mesma molécula, repetida bilhões de vezes, para formar a morada de um quarto de vida na Terra". Em outro trecho, a carta faz um apelo. "Com a mesma eficiência que me danifica, a humanidade poderia se dedicar a me reconstruir e permitir que a vida em mim se regenere, mesmo que tenha que se adaptar a algumas novas condições".
 
Finalistas – A segunda e o terceiro colocados estaduais são: Camila de Oliveira Guedes, do 8º ano do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, e Sthepanno Enzo da Silva Nascimento, do 6º ano da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, em Corumbá. 
 
Já as primeiras colocadas na etapa nacional são:
 
    Beatriz Kfouri Azevedo, da Maple Bear Aracaju, em Aracaju/SE;
    Ana Luíza Costa Silva, da Associação Educacional Professora Noronha, em Dom Pedro/MA;
    Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto, em Parnaíba/PI.
 
Mais informações estão disponíveis no site dos Correios.
 
No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional, onde são selecionadas as três melhores redações. Destas, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, que é de responsabilidade da UPU. Este ano, os Correios receberam 3.881 cartas, de 1.918 escolas participantes. Em Mato Grosso do Sul, foram 91 cartas e 45, respectivamente.
 
Histórico – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é mais um compromisso dos Correios com o desenvolvimento nacional por meio da educação e com sua atuação como agente público do governo federal. Além de incentivar a escrita entre os jovens, também fortalece o papel da estatal na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento da sociedade.
 
Segundo país mais bem colocado no Concurso, o Brasil conquistou 3 medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006); 2 de prata (1978 e 1980); 2 medalhas de bronze (1992 e 2015) e 6 menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023). O país só fica atrás da China, que possui 5 medalhas de ouro. A carta vencedora de 2024 foi de uma estudante do Quênia, na África.
 
Os resultados dos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  concurso  correios  estudante  carta