Geral
Estelionatários aplicaram ao menos 20 golpes na Capital
Sexta-feira, 26 Abril de 2019 - 18:55 | Redação
Foi apresentado na tarde desta sexta-feira (26), pela Polícia Civil, o trio de estelionatários que fez pelo menos 20 vítimas na área central de Campo Grande, estas ações aconteceram apenas entre os meses de dezembro de 2018 e abril de 2019. Veículos, celulares e várias máquinas de cartão de crédito e débito foram apreendidos; tudo era utilizado na prática criminosa.
Ramão Edvaldo Escobar Filho, de 25 anos, foi o primeiro a ser encarcerado, ele foi preso no último dia 19 de abril após denúncia feita por uma das vítimas. Foi através dele que a polícia conseguiu encontrar mais dois envolvidos; Wilson Botelho Vieira, de 25 anos, e Elison Queiroz Amorim Santos, de 24 anos, a suspeita é de que ainda existam outros criminosos agilizando a ação. Também foram apreendidas várias máquinetas de cartão, celulares e cartões de vários indivíduos, tudo estava dentro de uma mochila escondida em área de mata próximo à Uniderp Agrárias.
A quadrilha tinha preferência por vítimas idosas. Um dos integrantes ligava para o dono do cartão de crédito ou débito e se apresentava como funcionário de agência bancária, logo depois perguntava se o ‘cliente’ teria realizado uma série de compras, o que era negado pela vítima. O criminoso então pedia para que a pessoa ligasse para no número do banco impresso no verso do cartão.
A polícia não sabe como as ligações eram redirecionadas para a quadrilha, por isso existe a possibilidade de que funcionários de agências bancárias estejam envolvidos no crime. No telefonema era pedida a confirmação dos dados pessoais da vítima e dada uma orientação para que o cartão fosse quebrado ou cortado de maneira que preservasse o chip e código de segurança localizado na parte de trás do objeto.
Supostamente um ‘mototáxi da agência bancária’ se deslocaria até o local onde estava a vítima para buscar um documento escrito à mão que relatava a situação, juntamente com o cartão danificado. Depois outro integrante, muito bem vestido e dentro de veículo atraente, iria apanhar outros documentos necessários.
Denominado como golpe do cartão quebrado, as suspeitas policiais são de que outras pessoas estariam envolvidas na ação e inclusive que os mandantes seriam do Estado de São Paulo. Oitos pessoas que foram vítimas do crime reconheceram dois dos suspeitos. A quadrilha deve ser indiciada por estelionato e organização criminosa.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital