Geral
Espetáculo natural: Lagoa Misteriosa muda de cor em MS
Com o fim da temporada azul, o cenário cristalino e de visibilidade impressionante dá lugar ao verde-esmeralda
Sábado, 18 Outubro de 2025 - 08:00 | Redação

A Lagoa Misteriosa, um dos principais atrativos de ecoturismo de Jardim (MS), inicia um novo capítulo de seu ciclo natural. Com o fim da temporada azul, o cenário cristalino e de visibilidade impressionante dá lugar a uma nova paisagem: a temporada verde, marcada pela proliferação sazonal de microalgas que transformam o tom das águas em um fascinante verde-esmeralda.
O fenômeno é totalmente natural e ocorre todos os anos, geralmente entre os meses de outubro a março, quando o aumento da temperatura média diária acima de 26 °C favorece o surgimento das microalgas. Esse processo altera temporariamente a coloração e a transparência da lagoa, oferecendo aos visitantes uma visão diferente — e igualmente encantadora — deste santuário natural.
A Lagoa Misteriosa é conhecida por suas águas profundas e pela experiência única de flutuação e mergulho em um ambiente cercado por natureza exuberante.
Durante a temporada verde, permanece disponível a modalidade de Mergulho com Cilindro Avançado, exclusiva para mergulhadores certificados Advanced Open Water Scuba Diver. A atividade permite descer até 30 metros de profundidade, ultrapassando a camada de algas para encontrar novamente as águas azuis e cristalinas que fazem jus ao nome “Misteriosa”.
Quando as temperaturas voltam a cair, ocorre a chamada inversão térmica, que restabelece gradualmente a transparência das águas e anuncia o retorno da temporada azul, normalmente a partir de abril.
"Desde 2008, temos buscado compreender a Lagoa Misteriosa — e a natureza, com sua sabedoria, sempre nos ensina que tudo acontece no tempo dela, não no nosso. Às vezes queremos acelerar os processos, mas ela nos lembra que é preciso paciência. Este ano foi especial e diferente de muitos outros. Lembro que em 2012 ou 2014 a Lagoa permaneceu azul por mais tempo, e agora, em 2025, isso voltou a acontecer. Encerramos a temporada azul apenas agora, em outubro — algo raro, já que normalmente a coloração verde surge entre 15 e 22 de setembro. Ela realmente foi longe", revela João Gomes, instrutor de mergulho que atua no atrativo.
Outro fato marcante que ele destaca foi que, quando a Lagoa ficou azul, atingiu 100% da transparência — sem alternar entre tons esverdeados como em anos anteriores. "Tivemos períodos de calor intenso, um dos fatores que favorece o aparecimento das microalgas responsáveis pela mudança de cor, mas mesmo assim, em alguns pontos, o azul persistiu mesmo durante o início da fase verde".
João avalia que o trabalho que é realizado desde 2009, com ações de reflorestamento e manejo da matéria orgânica — vem mostrando resultados visíveis. "Cada ciclo é um aprendizado e uma confirmação de que cuidar e respeitar o tempo da natureza é o caminho certo. Agora começa a temporada verde — e, como sempre, ela também promete ser um espetáculo à parte", conclui.
Mais do que uma mudança de cor, a transformação da Lagoa Misteriosa representa a força e a beleza dos ciclos naturais — um lembrete de que a natureza está em constante renovação, revelando novas formas de encanto a cada estação. As reservas para o mergulho com cilindro na Temporada Verde são feitas com as agências de turismo da região.
Últimas Notícias
- PMA - 16:00 Policiamento ambiental fiscaliza Piracema e queimadas no Rio Paraguai
- Evento - 15:51 Imersão Você é Especial, com Ellen Genaro, será realizada em dois dias na Capital
- Trabalhos artesanais - 15:32 Sesc Camillo Boni realiza Feira de Negócios e Crochê Fashion do Sesc 60+
- Pets - 15:15 Prefeitura de Dourados orienta sobre jejum dos animais antes da castração
- Inovação - 14:50 Ferramenta gratuita permite consultar valor de referência de imóveis em MS
- Turismo - 14:32 Comunidades indígenas do MT e MS se unem para fortalecer o etnoturismo
- Negócios - 14:00 Lei da Liberdade Econômica impulsiona abertura de empresas na Capital
- Agronegócios - 13:45 Alface crespa e batata-doce lideram quedas de preço na Ceasa/MS
- Solidariedade - 13:32 Com 23 bebês internados, HU precisa de leite
- Oportunidades - 13:00 Rede Varejista abre 22 vagas temporárias para o fim de ano em MS

