Geral
Energisa atua para reduzir situações de risco na construção civil
Seguir as recomendações de distância da rede é essencial para evitar acidentes que podem ser fatais
Domingo, 14 Março de 2021 - 14:53 | Redação

A concessionária Energisa está trabalhando para reduzir as situações de risco envolvendo a construção civil. Obras próximas à rede elétrica requerem cuidados ainda maiores durante o manuseio de materiais para evitar acidentes e interrupções de energia.
De acordo com levantamento realizado pela Energisa Mato Grosso do Sul, nos 74 municípios que está presente, no ano de 2020, foram registrados 12 acidentes com a comunidade, sendo 2 deles na construção civil, ou seja, redução de 33% no número de acidentes com a comunidade se comparado com o ano anterior, que apontou 18 acidentes com a comunidade, sendo 6 na construção civil.
“Seguir a orientação quanto ao distanciamento de segurança em relação a rede elétrica é fundamental para garantir a prevenção de acidentes. Um acidente pode acontecer sem que haja contato direto com os fios. A proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, que como consequência pode gerar sérias lesões ou mesmo a morte”, explica o gerente de Operações, Fernando Corradi.
Por isso, os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes.
Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas, transporte e manuseio de materiais, principalmente vergalhões de ferro e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho.
“Realizamos um trabalho de conscientização envolvendo os profissionais que atuam no ramo da construção civil, manutenção predial e também com as lojas de materiais de construção e pinturas. E quando nossas equipes encontram situações de perigo, estes profissionais são orientados e, se for necessário, recomendamos a paralisação da obra até que ela não ofereça mais risco de acidente envolvendo a rede elétrica. Cabe ressaltar ainda que não é permitido construções embaixo da rede e, caso a rede de energia esteja passando pelo terreno, é necessário que o cliente entre em contato com a distribuidora para que uma avaliação seja realizada no local e possíveis adequações sejam feitas”, ressalta o gerente.
Intervenções na rede - As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Por esse motivo, a Energisa MS mais do que dobrou em segurança. Em 2020 foram investidos mais de 1,1 milhão e para este ano, o valor previsto ultrapassa os R$ 2,452 milhões.
Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.
- Planeje a construção com antecedência, para que possíveis interferências ou proximidades com a rede sejam mitigadas;
- Mantenha distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e arames;
- Ao realizar pintura de fachadas, evite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;
- A instalação de andaimes deve ser planejada, com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia;
- Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
- Sempre use os equipamentos de segurança adequados e em bom estado de conservação;
- Na dúvida, não faça! Contrate um profissional capacitado e para serviços envolvendo a rede elétrica acione a Energisa.
Caso perceba alguma situação de risco, entre em contato com a Energisa:
Call Center 0800 722 7272; Gisa: (67) 9980-0698; www.facebook.com/energisa
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 19:00 Plano investe R$ 825 mil para reforçar vacina contra influenza
- Meio Ambiente - 18:39 MS é representado no 2º Fórum das Águas sobre desafios dos recursos hídricos
- Oportunidade - 18:10 Oficinas gratuitas fortalecem economia criativa em Campo Grande
- Vacinação - 17:50 Vacinação domiciliar imuniza acamados contra Influenza e Covid-19 em MS
- Nova Alvorada do Sul - 17:40 Condenado por matar a esposa na frente dos filhos é preso
- Operação tropeiros II - 17:32 Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões
- Acidente - 17:17 Motociclista morre ao colidir com carro em Nova Andradina
- Acidente - 16:50 Motorista morre após colidir com carreta na MS-223 em Costa Rica
- Paranhos - 16:36 Inquérido é instaurado para investigar falhas na gestão de resíduos
- Infraestrutura - 16:00 K&G vence leilão da Rota da Celulose