Geral
Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos
Quinta-feira, 05 Setembro de 2019 - 11:50 | Redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 disponibilizará atendimento especializado a mais de 50 mil participantes que manifestaram necessidades especiais para fazer o exame. O número equivale a 1% dos 5,1 milhões de inscritos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação da prova, oferece 15 recursos para que as pessoas com deficiência realizem as provas com comodidade.
Entre os recursos oferecidos pelo Inep, estão: apoio para pernas e pés; mesa para usuários de cadeira de rodas; salas de fácil acesso; e prova impressa em braile. Para os participantes com baixa visão, o instituto também disponibiliza as provas nas modalidades ampliada ou superampliada,ou seja, impressas com fontes caligráficas e imagens aumentadas. Os candidatos que apresentaram também laudo, declaração ou parecer que comprovando a necessidade de tempo adicional poderão dispor de um acréscimo de 60 minutos para fazer as provas.
De acordo com o MEC, uma inovação no Enem 2019 foi a possibilidade de o participante informar, no ato de inscrição, que usa aparelho auditivo ou implante coclear. O Inep registrou 1.846 usuários inscritos que utilizam um destes dispositivos ou os dois.
“A comunidade surda que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeiro idioma realiza a videoprova traduzida em Libras desde 2017. A modalidade permite que o participante faça a prova em notebook, mediante vídeo com enunciados das questões e opções das respostas traduzidas em Libras. Quem faz a videoprova conta com 120 minutos adicionais para cada dia do exame”.
Material próprio
Em alguns casos, o participante pode levar material próprio no dia do exame, como máquina para a escrita em braile, lupa, reglete, luminária e outros objetos descritos no edital. O participante que solicitou atendimento e apresentou a documentação que comprova essa necessidade poderá utilizar objetos próprios para realizar a prova.Atendimento específico
Atendimento específico
O Inep confirmou também a inscrição de 5.277 pessoas que terão atendimento específico. Entre elas, estão pessoas em situação hospitalar, gestantes, lactantes e idosos.
Data das provas
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. No dia 3, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No dia 10, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Últimas Notícias
- Mudanças - 11:51 Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
- Prazo - 11:36 Prefeitura prorroga por 6 meses prazo
- Economia - 11:19 Boom industrial impulsiona capacitação e coloca Mato Grosso do Sul entre os líderes em emprego
- Economia - 10:58 Mercado financeiro eleva projeção do PIB para 2,25% em 2025
- 44 anos das Moreninhas - 10:36 Moreninha vai ganhar saída para o Itamaracá, além disso pavimentação total do bairro
- Briga - 10:11 Confusão em conveniência acaba em tiros no Itamaracá
- Feminicídio - 10:00 Mulher é morta a facada pelo ex-marido
- Dourados - 09:47 Paróquia Nossa Senhora da Conceição
- Ivinhema - 09:30 BPMRv apreende 16,5 kg de skunk durante fiscalização na MS-141
- Viralizou - 09:00 Cabelo vegetal de Marilza conquista o mundo

