Economia
Inflação em bares e restaurantes é menor que o índice geral em setembro
Estabelecimentos voltam a segurar preços para preservar o consumo
Domingo, 12 Outubro de 2025 - 14:50 | Redação

A inflação do setor de alimentação fora do lar em setembro ficou em 0,11% segundo o IPCA divulgado na última quinta-feira (9), ficando abaixo do índice geral — que registrou alta de 0,48%. Os números, divulgados pelo IBGE, indicam que os empreendedores de bares e restaurantes voltaram a conter repasses dos custos aos consumidores.
Os dados também refletem um movimento de cautela entre os empresários do setor, que buscam equilibrar margens e preservar o consumo em um momento de recuperação gradual da renda das famílias. Dentro do grupo, as refeições tiveram deflação de -0,16%, enquanto os lanches subiram 0,53%.
A cautela no repasse fica evidenciado pela pesquisa mais recente da Abrasel: segundo o levantamento, mais da metade dos empreendedores (56%) reajustaram os preços dos cardápios conforme ou abaixo da inflação nos últimos 12 meses; outros 38% não conseguiram fazer nenhum ajuste.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o resultado mostra que o setor segue fazendo um esforço para manter os preços atrativos aos clientes. “Mesmo com o avanço da inflação geral, os bares e restaurantes estão evitando repasses diretos ao consumidor. O objetivo é preservar o poder de compra e estimular o hábito de sair de casa, que é fundamental para a economia e para os empregos”, afirma.
A decisão dos empreendedores de não repassar integralmente a inflação para os cardápios é uma estratégia que muitos empresários têm adotado para não perder clientes, algo que está auxiliando no atual cenário de equilíbrio dos negócios no setor: a pesquisa da Abrasel de setembro indicou que o setor de alimentação fora do lar tem o menor número de empresas operando em prejuízo desde a pandemia (16%).
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 12:17 Evento na Assembleia celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino
- Regularização - 11:39 Mutirão abre 23 processos e reforça atendimento a migrantes em Corumbá
- Justiça - 11:11 Casa da Saúde deverá regularizar estoque de medicamentos em até 180 dias
- Residencial Oliveira - 10:57 Após sequência de roubos, celulares são resgatados e homem é preso
- 44 anos de história - 10:31 Energisa sorteia geladeiras e ventiladores
- Caixa Encantada - 10:10 Caixa Encantada contempla com presentes e atividades crianças
- Operação Uxoris - 09:47 PF deflagra operação contra contrabando
- Solidariedade - 09:18 Alunos da Reme devem receber presentes
- Saúde Pública - 09:09 Estrutura de UPA vira alvo de inquérito civil do Ministério Público
- Deodápolis - 08:50 Mulher conhecida por furtos em Deodápolis é presa em flagrante

