Geral
Embrapa iniciará diagnóstico participativo em Terra Indígena de Dourados
Empresa coordenará ações para o levantamento de dados de produção, ambiental e social nas comunidades Jaguapiru e Bororó
Segunda-feira, 23 Dezembro de 2024 - 11:10 | Redação

A partir de 2025, a Embrapa, por meio da Embrapa Agropecuária Oeste, iniciará o levantamento participativo de dados de produção, ambientais e sociais nas comunidades indígenas Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS). As duas aldeias, que fazem parte da Reserva Indígena de Dourados, abrigam mais de 15 mil pessoas de etnias como Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena.
O projeto resultará no Diagnóstico Participativo (DP) Etno socioambiental e produtivo, com o objetivo de reunir informações atualizadas para a formulação de políticas públicas que combatam a insegurança alimentar e promovam a adequação de tecnologias sustentáveis, respeitando a cultura indígena e a agrobiodiversidade local.
A iniciativa é fruto de um convênio entre o governo estadual de Mato Grosso do Sul e a Embrapa, assinado em dezembro de 2024. Além da Embrapa, diversos parceiros, como o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Funai e outras instituições, apoiarão o projeto.
O foco do projeto é promover a segurança alimentar e nutricional, valorizando os saberes tradicionais dos povos indígenas e buscando integrar ações para combater a escassez de alimentos nas comunidades. A proposta também se estende a outros territórios indígenas do estado, como os do Pantanal.
A Embrapa Agropecuária Oeste envolverá mais de 20 centros de pesquisa e 25 pesquisadores em diversas áreas. Além disso, a equipe da Embrapa participará de capacitações para aprender com ações exitosas em outras comunidades indígenas.
A iniciativa visa, também, a criação de uma plataforma colaborativa para povos indígenas, com foco em segurança alimentar e valorização dos conhecimentos tradicionais. A proposta está sendo desenvolvida pelo Comitê de Governança de Iniciativas com Povos Indígenas da Embrapa.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 08:50 UFGD convoca candidatos para provas do concurso de técnicos-administrativos
- Oportunidades - 08:30 MS Florestal promove mutirão de contratações cidade de MS
- Desaparecimento - 08:00 Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira
- Bolsonaro - 07:40 Oposição usará voto de Fux para tentar anistia para Bolsonaro
- Acidente - 07:25 Familiares lamentam morte de Gabriel
- Poder Judiciário - 07:00 TJMS lança campanha para atrair jurados voluntários
- Charge - 07:00 Lobo-guará é flagrado "dando um passeio" no Nova Lima
- Educação especial - 18:02 Sicredi implanta o programa A União Faz a Vida no CEDEG APAE na Capital
- Infraestrutura - 17:42 Sanesul investe R$ 6,3 milhões para ampliar abastecimento de água em Itaquiraí
- Conhecimento - 17:19 Faculdade Insted sedia imersão em planejamento estratégico com uso de IA