Geral
Embrapa e Latina Seeds anunciam pré-lançamento do Sistema Diamantino
Evento no dia 29 apresentará tecnologia para renovação de áreas degradadas na pecuária
Domingo, 20 Outubro de 2024 - 11:14 | Redação

A Embrapa e a Latina Seeds confirmaram o pré-lançamento do Sistema Diamantino, programado para o dia 29 de outubro, às 19h30 (horário de Brasília). O evento será realizado online e é gratuito, permitindo que pecuaristas brasileiros conheçam esta nova tecnologia, desenvolvida em Mato Grosso do Sul e aplicável em várias regiões do país, antes do ciclo 2024/2025.
O Sistema Diamantino tem como objetivo renovar áreas degradadas da pecuária, proporcionando geração de renda durante o processo sem a conversão para lavoura. Durante o pré-lançamento, pesquisadores da Embrapa e diretores da Latina Seeds apresentarão detalhes técnicos e aplicados do sistema. A transmissão ocorrerá pelo canal da Embrapa no YouTube.
O conceito de “renovação” do sistema envolve a restauração da produção de forragem por meio da introdução de novas espécies ou cultivares, especialmente quando mais de 40% do pasto está degradado. O sistema permite a produção de silagem, que pode ser utilizada na propriedade ou comercializada, ajudando a cobrir os custos de renovação.
Após quatro anos de pesquisa e validação, o Sistema Diamantino foi desenvolvido em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam) e contou com a participação de propriedades privadas. O sistema visa a grande produção de volumoso durante o período seco, permitindo a intensificação da produção pecuária.
O diretor-executivo da Latina Seeds, Willian Sawa, destacou que o Sistema Diamantino contribui para políticas ambientais, sociais e econômicas, transformando áreas degradadas em produtivas de forma sustentável. Após o pré-lançamento, Embrapa e Latina Seeds definirão detalhes para o lançamento oficial em 2025.
Últimas Notícias
- Moradia - 13:00 Feirão Habita CG no Pátio vai até sexta-feira
- Educação - 12:19 Aparecida do Taboado recebe investimentos em educação e infraestrutura
- Meio ambiente - 11:58 Apenas 7% de ações judiciais de grilagem na Amazônia têm condenação
- Saúde Pública - 11:38 Dourados autua proprietários de imóveis por acúmulo de lixo e mato
- Justiça - 11:18 Justiça determina quebra de sigilo pela Google após ameaças a Felca
- Brasil - 10:59 Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS
- Mandado de prisão - 10:39 Ação do Goi prende dois homens com mandados em aberto na Capital
- Investigação - 10:09 Quatro anos depois, exame confirma identidade de homem encontrado carbonizado
- Dourados - 09:50 Polícia prende autor de disparos em residência de Dourados
- Meio ambiente - 09:32 Queixadas e onça são flagrados no pantanal