Geral
Em MS, juízes recebem capacitação sobre Superendividamento
Curso aborda temáticas como os novos paradigmas trazidos pela legislação nacional
Sábado, 28 Setembro de 2024 - 13:38 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da sua Escola Judicial (Ejud/MS) ministrou aulas presenciais do curso ‘Superendividamento e o Poder Judiciário’. A formação tem como finalidade capacitar os magistrados na implementação de instrumentos de prevenção, combate e tratamento ao superendividamento.
Na solenidade de abertura, o coordenador da Ejud/MS, Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, representou o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, e destacou que o curso surgiu como um reflexo ao problema social do superendividamento da população. “A Lei 14.181/2021 vai além de uma simples mudança teórica, é uma resposta a um grave problema social, buscando promover o consumo responsável, além de oferecer um mecanismo de conciliação e repactuação de dívidas”.
O curso, que é coordenado pelo juiz Vinicius Pedrosa Santos, responsável pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Saúde, aborda temáticas como os novos paradigmas trazidos pela Lei 14.181/2021, os conceitos de superendividamento e as formas de prevenção, o Projeto de Gestão de Superendividamento de Porto Alegre/RS e exemplos de outras localidades, o método de atuação do Cejusc do TJMS, políticas públicas para evitar e atenuar os efeitos do superendividamento, entre outras.
A capacitação tem como formadores a juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Marilia de Avila e Silva Sampaio, a juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Káren Rick Danilevicz Bertoncello, o procurador do Estado do Espírito Santo, Leonardo de Medeiros Garcia, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMS, Des. Vilson Bertelli, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, a juíza do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Sandra Bauermann e a procuradora do Estado do Mato Grosso do Sul, Carla Cardoso Nunes da Cunha.
Últimas Notícias
- Terenos - 18:09 Fábrica clandestina de bebidas alcoólicas é interditada
- Saúde - 17:58 Campanha alerta para riscos da diabetes à visão
- Política - 17:50 Reinaldo, Riedel e Valdemar alinham ações para o avanço da direita em MS
- Nacional - 17:32 Paulo Frateschi, ex-deputado pelo PT, é morto pelo filho em São Paulo
- Literatura - 17:17 Há 18 anos, escritora transformou em lei o amor pela literatura de MS
- Dourados - 17:03 Trio é condenado por morte brutal em campo de futebol
- Campo Grande - 16:50 Comunidades castigadas pelo temporal recebem ajuda da prefeitura
- Saúde Pública - 16:32 Com 18 mortes por dengue, MS realiza ‘Dia D’ de combate à doença
- PMA - 16:00 Reforço contra pesca irregular e queimadas
- Evento - 15:51 Imersão Você é Especial, com Ellen Genaro, será realizada em dois dias na Capital

