• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Meio Ambiente

Drive-thru recebe lixo eletrônico e remédios vencidos na Capital

Ação realizada nos altos da Avenida Afonso Pena faz parte da Semana Lixo Zero

População já entregou cerca de 600 quilos de lixo eletrônico (Foto: Marco Miatelo)

Um drive-thru para descarte de materiais e resíduos está montado nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS). No local, podem ser descartados medicamentos vencidos, equipamentos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e outros produtos. A ação faz parte da Semana Lixo Zero e vai até esta sexta-feira, 30 de Outubro, das 9h às 18h.

O Conselho Regional de Farmácia mantém tenda no local para receber os medicamentos vencidos. Na tarde desta quinta-feira, 29, já havia muitos remédios descartados nos tambores. “Vamos encaminhar tudo para empresas parceiras que farão o descarte correto destes produtos”, explica Ana Cristina Aquino, assessora de relações públicas do Conselho.

Quem também marca presença na ação é a Associação Recicle que recolhe equipamentos eletrônicos. “Podem trazer tudo que passa energia elétrica”, explica o diretor da Associação Carlos Lhamas.

Até a tarde desta quinta a população já havia entregue cerca de 600 quilos de lixo eletrônico, como televisores, computadores e outros equipamentos descartados.

A Recicle desmonta os equipamentos e encaminha as partes para as devidas indústrias de reciclagem no Brasil e fora dele.

Uma curiosidade na ação é a calculadora de carbono. “Essa tecnologia calcula o impacto ambiental. Esse evento, por exemplo, gerou um impacto que poderia ser compensado com o plantio de 71 árvores”, mencionou Carlos Monteiro sócio da empresa Cultivar Tec dona da calculadora.

Mais informações sobre a Semana Lixo Zero podem ser obtidas no perfil @semanalixozerocg.