Geral
Dourados lança edital para manejo de árvores e revitalização urbana
Projeto prevê remoção de árvores em estado crítico, plantio de mil mudas nativas e medidas para segurança e preservação ambiental
Terça-feira, 28 Janeiro de 2025 - 15:32 | Redação

A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Dourados – IMAM, publicou nesta segunda-feira (27) edital para a contratação de empresa especializada no mapeamento e manejo de árvores doentes no município. O contrato prevê, além da supressão de árvores em estado crítico, ou seja, aquelas que apresentam risco eminente de tombar sobre casas e carros, bem como o plantio de mil mudas nativas do bioma local, com o objetivo de revitalizar e preservar a arborização da cidade.
De acordo com o edital, divulgado no Diário Oficial do Município, o trabalho também inclui a trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.
O secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís, destacou a importância da iniciativa para a segurança e o bem-estar da população. “A pedido do prefeito Marçal Filho, realizaremos um trabalho detalhado em nossa cidade. Muitas árvores possuem sistema radicular superficial, e, com as mudanças na pavimentação e drenagem, suas raízes ficam enfraquecidas, o que aumenta o risco de tombamento, especialmente em períodos de chuvas e ventos fortes. Hoje em Dourados, mais de 300 árvores precisam ser retiradas, pois estão ocas pode dentro”, explicou o secretário.
O caso mais recente ocorreu no último sábado (22), quando uma árvore de grande porte caiu sobre um veículo na Feira Municipal “Prefeito João Totó Câmara”, localizada na Rua Cafelândia, no Jardim Água Boa. O incidente gerou prejuízo ao proprietário do automóvel. “Essa árvore teve seu corte autorizado em 2023 pelo IMAM, mas nenhuma ação foi realizada na época”, ressaltou Fábio Luís.
Com o novo projeto, a Prefeitura de Dourados busca não apenas mitigar riscos, mas também reforçar a arborização urbana com o plantio de espécies nativas, contribuindo para a beleza e sustentabilidade ambiental da cidade.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060