• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Dicas para higienizar carro e eliminar o coronavírus

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente e limpar as superfícies com álcool em gel acima de 70% são algumas das maneiras eficazes de se defender contra a propagação do coronavírus.

À medida que o vírus se espalha você provavelmente já aprendeu a forma correta de se lava as mãos, mas e o interior do seu carro? Você já parou para pensar que ele também precisa ser desinfetado?

Se você ou outra pessoa que esteve em seu carro apresentar sintomas do COVID-19, é essencial que você limpe as autopeças tocadas com álcool em gel com frequência, incluindo volante, maçaneta da porta, botões, alavanca de cambio, apoio de braços de porta, puxadores e ajustadores de assento, haste do limpador e pisca, etc.

Para te ajudar a limpar corretamente o seu carro, separamos algumas dicas para que você saiba como higienizar carro e eliminar o coronavírus. Veja a seguir!

Principais dicas para higienizar e eliminar o coronavírus de carros - Todo o cuidado que citamos acima é importante para que nem você e nem outras pessoas que vão entrar depois em seu carro corram risco de se contaminarem, principalmente se você for motorista de aplicativos como o Uber, por exemplo, que costuma receber muitas pessoas em seu veículo.

Sabemos que o interior dos veículos são menos duráveis do que, digamos, um balcão de cozinha. Então, como você deve proteger essas superfícies sem danificá-las?

Com algumas exceções, muitos produtos de limpeza matam o vírus em superfícies duras em casa e eles também podem ser utilizados no interior de um carro, sem que seja danificado.

Para te ajudar, as dicas que separamos são:

Utilize álcool em gel

As soluções que contêm pelo menos 70% de álcool são eficazes para combater o coronavírus. Na maioria das vezes, quase todas as superfícies internas de um carro podem ser limpas com álcool.

Provavelmente você já deve ter álcool em gel em sua casa, então você pode utilizá-lo para limpar a parte interna de seu veículo. Tente limpar o máximo possível da parte interna para evitar que o vírus seja eliminado, desde o rádio automotivo até os ajustes de bancos.

Não utilize alvejante, água oxigenada ou amônia

De forma alguma você deve utilizar alvejante ou água oxigenada no interior do seu carro. Apesar de ambos poderem matar o vírus em superfícies, provavelmente irão danificar o seu carro.

Também não utilize produtos de limpeza à base de amônia nas telas sensíveis ao toque do carro, pois pode danificar revestimentos.

Água e sabão também é uma ótima opção

Sim, água e sabão também podem ser utilizados para limar a maioria dos interiores de carros, principalmente tecidos e couro mais velho que podem já ter começado a rachar. Apenas tenha certeza de não esfregar muito, pois o atrito pode danificar o carro.

Vale comentar que a maioria dos couros de carros e imitações de couro possuem revestimentos de uretano para sua proteção, sendo seguro utilizar álcool para sua limpeza.

No entanto, com o tempo, limpar o couro com álcool pode deixá-lo suscetível a possíveis danos e descoloração. Logo, água e sabão é uma ótima opção para limpeza de interiores.

Cuidados que devem ser tomados dentro do carro para evitar o coronavírus

Além de realizar a limpeza frequentemente, também é importante que você tenha alguns outros cuidados dentro do carro, especialmente se você trabalhar como motorista de Uber.

Algumas dicas importantes são:

·         Sempre utilize máscaras

·         Tenha álcool em gel disponível no carro para você e para os seus passageiros

·         Mantenha as janelas abertas sempre que possível para ter circulação de ar dentro do carro

·         Utilize luvas caso vá manusear dinheiro

Como você recebe muitas pessoas em seu carro diariamente, é muito importante seguir essas dicas para preservar sua saúde e a dos passageiros.

Além desses cuidados, é importante também seguir todos os outros divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que também incluem: cobrir com o braço o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar o rosto ao frequentar locais públicos e andar com álcool em gel na bolsa ou mochila.

Agora que você já conferiu as dicas que separamos sobre como higienizar carro e eliminar o coronavírus, lembre-se de que é muito importante realizar com frequência e assim evitar o contágio do vírus.

Veja Também