Geral
Dicas para aproveitar as festividades do fim de ano sem peso na consciência
Terça-feira, 24 Dezembro de 2019 - 14:32 | Redação
O fim de ano é marcado com reuniões de amigos e famílias em volta de uma mesa repleta de comida, porém, muitos sentem culpa por passar dos limites.
Jackeline Stacy, nutricionista da Unimed Campo Grande, traz dicas de como confraternizar sem deixar de lado os hábitos saudáveis e fugir dos exageros.
Coma sem culpa - “Sabemos que o excesso de doces, refrigerantes, sucos artificiais, comidas muito salgadas e gordurosas fazem mal. Portanto, é importante que no fim do ano, como em todas as épocas, as refeições sejam aliadas ao bom senso, consumindo tudo com cautela e deixando se permitir nessa época tão agitada”, afirma a especialista.
Cuidado com as crianças no período de férias - A grande preocupação dos pais é como lidar com alimentação das crianças nesse período de férias. A nutricionista explica que os pequenos são mais complicados, e é preciso ser criativo para poder envolvê-los.
É importante que os pais tenham em mente a questão do exagero para as crianças, tendo controle e a preocupação de fazer com que elas tenham mais opções saudáveis de alimento dentro de casa.
“Como o doce é o prato favorito da maioria, optem por sorvete natural, por exemplo, que é tão saboroso quanto o industrializado, bem refrescante e muito nutritivo”, indica.
Atenção aos idosos - O equilíbrio também é a recomendação para a terceira idade, porém, fique atento aos alimentos que podem prejudicar em casos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, entre outras.
“É preciso que os familiares estejam presentes, mantendo um cuidado redobrado e relembrando, porque tem alguns idosos exageram nas confraternizações e isso pode vir a prejudicar a sua saúde, fazer com que a comemoração possa, futuramente, tornar-se um transtorno”, completa Jackeline.
Transporte de alimentos - Com a união da família é comum que nessa época cada pessoa leve um prato, para assim formar o banquete, porém não se esqueça de tomas as devidas precauções.
“Os alimentos perecíveis possuem mais água e isso faz com que necessitem de um controle maior de temperatura por conta do crescimento bacteriano que é um pouco mais rápido. Ex: frios, alimentos cozidos, iogurte e carnes. Nesses casos é importante armazenar em caixas ou bolsas térmicas respeitando sempre o tempo de validade e a temperatura que é informada no rótulo desses alimentos”, informa a nutricionista.
Lembre-se também de nunca colocar na mesma bolsa térmica alimentos quentes e frios, a diferença atrapalha no controle da temperatura e permite e faz com eu o alimento fique mais propenso a estragar.
Divirta-se - O Natal é uma festividade que pode e deve ser comemorado com alegria, cercado de pessoas que você ama, por isso, aproveite ao máximo as oportunidades de festejar e mantenha o equilíbrio.
Lembre-se de manter uma alimentação balanceada e se for dirigir, não beba.
Últimas Notícias
- Trânsito - 18:10 Motociclista é preso por direção perigosa em Três Lagoas
- Sidrolândia - 17:50 Suspeita de tentativa de sequestro é esclarecida
- Pantanal - 17:30 'No Brasil, o ataque de onças a humanos são raros', explica o biólogo de MS
- Investigação - 17:00 Sargento da PM é suspeito de matar encanador a tiros na Capital
- Corumbá - 16:50 Vídeo: Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai
- Trânsito - 16:32 PRF: acidentes mataram um e feriram 34 nas rodovias
- Literatura Regional - 16:12 Livros de Raquel Naveira no sorteio do DD
- Iguatemi - 15:51 Vídeo: Polícia apreende 3,4 toneladas de drogas em carreta
- Investigação - 15:33 Câmera flagrou onça-pintada rondando rancho onde caseiro foi atacado em MS
- Fronteira - 15:12 Vídeo: Policial aposentado é executado a tiros dentro de carro