• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dia Mundial do Câncer: vacina do HPV também previne doença em homens

Vírus também pode levar a tumores no pênis, ânus e mais órgãos

Quarta-feira, 05 Fevereiro de 2025 - 08:00 | Redação


Dia Mundial do Câncer: vacina do HPV também previne doença em homens
(Foto: José Cruz/ Arquivo Agência Brasil)

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Coloproctologia revelou que mais de 6 mil pessoas morreram em decorrência do câncer do canal anal entre 2015 e 2023 no Brasil. O estudo, divulgado no Dia Mundial do Câncer, aponta que a maioria dos casos está associada à infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

A pesquisa, baseada em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, também identificou cerca de 38 mil internações por essa doença na última década. Embora ainda raro, representando 2% dos tumores na região do intestino grosso, reto e ânus, o câncer do canal anal tem registrado aumento de 4% ao ano.

Entre os fatores para esse crescimento, especialistas citam a maior longevidade de pessoas vivendo com HIV e a redução do estigma em relação ao sexo anal, ampliando a exposição ao HPV. A principal forma de prevenção é o uso de proteção durante relações sexuais e a vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece um imunizante quadrivalente, indicado para crianças de 9 a 14 anos e para grupos específicos até os 45 anos.

Outro tipo de câncer associado ao HPV é o de pênis, que causou mais de 4,5 mil mortes no Brasil nos últimos dez anos. A Sociedade Brasileira de Urologia estima que metade dos casos tenha relação com o vírus, e cerca de 580 amputações penianas são realizadas anualmente no país. A higienização adequada da região genital e a vacinação são apontadas como formas eficazes de prevenção.

De acordo com especialistas, a alta taxa de infecção pelo HPV, que atinge mais de 54% das mulheres e 41% dos homens sexualmente ativos, reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal para conter a propagação do vírus e reduzir os casos de câncer associados.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  pesquisa  hpv  vacina-hpv  cancer