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Detran emite primeiro CRLV-e em formato unificado do Estado
Além da segurança do novo formato, haverá redução de custos
Segunda-feira, 04 Janeiro de 2021 - 15:55 | Marina Romualdo

O condutor, Jefferson da Costa Arguelho foi o primeiro motorista de Mato Grosso do Sul a receber o CRLV-e em formato unificado na manhã desta segunda-feira, 4 de Janeiro. O documento foi emitido pela sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e acompanhado pela diretoria do órgão, já que se trata de um momento inovador e histórico para clientes e servidores.
“Eu procurei o Detran para fazer a troca da placa da minha moto, já que vou viajar e quero pegar a estrada sem imprevistos”, afirmou Jefferson. Sobre não ter mais acesso ao documento em papel moeda, o cliente disse que o novo formato é diferente, mas muito melhor devido à facilidade.
“Eu já usava o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e para mim, o que importa mesmo é ter essa facilidade com o aplicativo”, afirmou o condutor que se disse bastante satisfeito com a praticidade.
Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir desta segunda-feira, a documentação de veículos passa a ser unificada e digital em todo o Brasil. Agora, o Certificado de Registro Veicular (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) estão juntos em um só documento e em formato digital, o novo CRLV-e.
A mudança traz segurança aos proprietários de veículos com um documento marcado por QR Code que poderá ser usado tanto no formato digital quanto ser baixado e impresso em papel comum, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Além da segurança que o novo formato traz, haverá redução de custos. Hoje, para tirar a segunda via do CRV, por exemplo, o cliente paga R$ 414,00, taxa que não existirá com o CRLV-e.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, esse é um momento de transformação, muito importante para todos. “Mais uma vez saímos na frente e a tendência é que as facilidades só aumentem. Estamos nessa briga por um Detran mais digital desde o início do ano passado e essa é uma caminhada que devemos continuar trilhando em 2021, primando sempre pela qualidade do atendimento e oferecendo agilidade aos nossos clientes”, ressaltou.
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