Geral
Deputado propõe criar 'Cadastro Estadual para Invasores de Propriedades'
Objetivo da proposta é estabelecer um banco de dados que permita identificar e monitorar indivíduos envolvidos em ocupações
Sábado, 10 Agosto de 2024 - 08:39 | Redação

O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou um Projeto de Lei que visa a criação do Cadastro Estadual de Invasores de Propriedades Rurais e Urbanas em Mato Grosso do Sul. O objetivo da proposta é estabelecer um banco de dados que permita identificar e monitorar indivíduos envolvidos em ocupações de propriedades privadas, tanto rurais quanto urbanas.
O cadastro deverá incluir informações detalhadas sobre os envolvidos, como nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do documento de identidade (RG), data e endereço da propriedade invadida. A responsabilidade pela inclusão desses dados será dos agentes de segurança pública presentes no momento da ocorrência.
De acordo com a proposta, o cadastro será mantido em um sistema informatizado com acesso restrito, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018). O acesso ao sistema será restrito a órgãos como a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, membros do Ministério Público, do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas.
Os nomes incluídos no Cadastro Estadual de Invasores poderão enfrentar sanções conforme a legislação vigente. O deputado Coronel David explicou que a iniciativa tem como principal objetivo "facilitar a identificação e responsabilização de indivíduos envolvidos em casos de invasão de propriedades no Estado, preservando a ordem pública, protegendo os direitos de propriedade e garantindo a segurança jurídica'. O projeto agora segue para análise e discussão nas comissões da Assembleia Legislativa.
Últimas Notícias
- Homicídio - 18:54 Autores de homicídio a golpes de faca são presos em Campo Grande
- Mercadistas - 18:32 SuperAMAS’25 vem aí: confira a programação e inscreva-se!
- Saúde - 18:18 Nova lei institui cordão de fita para identificar quem tem fibromialgia
- Campo Grande - 17:54 Após tentar fugir, homem é preso com 1 tonelada de maconha
- Poder Público - 17:36 Defensoria amplia atendimento na Casa da Mulher Brasileira na Capital
- Surto? - 17:04 Vereadora é agredida ao chegar à Câmara em Nova Andradina
- Economia - 17:00 Acordo para abrir no feriado na Capital
- Em menos de 24 horas - 16:48 Agressor de pessoas em situação de rua é preso
- Campo Grande - 16:28 Agetran interdita ruas neste 26 de Agosto, feriado na Capital
- Nacional - 16:00 Senado debate estratégias de combate ao feminicídio