Geral
Deputado propõe Arara-Azul e Tuiuiú como símbolos do Pantanal em MS
Projetos de lei visam valorizar a biodiversidade e a cultura local
Sábado, 14 Dezembro de 2024 - 08:30 | Redação

Duas matérias de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) estão em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), ambas com foco na valorização de animais emblemáticos do Pantanal. As propostas reconhecem a importância ecológica, cultural e turística da Arara-azul e do Tuiuiú, aves nativas do bioma pantaneiro. Ambas as matérias seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O Projeto de Lei 289/2024 propõe que a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) seja oficializada como a ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. O deputado justificou sua proposta destacando que a Arara-azul é uma espécie nativa do Pantanal e do Cerrado, representando a riqueza e a biodiversidade dos ecossistemas do estado.
Já o Projeto de Lei 290/2024 visa instituir o Tuiuiú (Jabiru mycteria) como a ave símbolo do Pantanal Sul-Mato-Grossense. O deputado ressalta a importância do Tuiuiú como emblema da biodiversidade e da cultura regional, destacando a relevância de reforçar seu reconhecimento em ambos os estados que compartilham o Pantanal, além de celebrar seu papel no ecossistema local.
Últimas Notícias
- Segurança Pública - 19:01 Gestão da Polícia Civil é alvo de fiscalização do Ministério Público
- Esporte - 18:30 Primeira rodada do Campeonato Estadual tem cinco jogos neste sábado
- Três Lagoas - 18:00 Três pontos de venda de ilícitos dentro de condomínio são fechados
- Mato Grosso do Sul - 17:54 MS inicia levantamento documental de indígenas transfronteiriços
- Saúde Pública - 17:33 Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no País
- Laguna Carapã - 17:12 Furto de caixa de som termina em sequestro e assassinato
- Amplavisão - 17:00 Candidatos ‘laranjas’, nunca mais!, por Manoel Afonso
- Sidrolândia - 16:50 Homem quebra vidro de carro da ex
- Capital - 16:31 Prefeitura abre processo eleitoral para o Conselho dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
- Oportunidades - 16:05 Sesc Lageado abre 300 vagas em cursos gratuitos de música, dança e economia

